Categorias: Política

Ficha Limpa entra como marco da política

PUBLICIDADE

Ficha Lima em alta: eleições 2010 entram para a história com a Lei contra políticos corruptos

A eleição deste ano entrará para a História como a primeira na qual candidatos com passado criminal poderão ser limados da disputa. A maior responsabilidade neste processo é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que conta com uma nova arma para agir, a Lei da Ficha Limpa. A Corte já tem dado mostras de que está disposta a comprar a briga, com decisões duras que deixaram os políticos em estado de alerta. Só em multas aos candidatos a presidente, já são R$ 58 mil. Isso foi apenas o começo.

Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) já receberam 3.059 ações contra candidaturas — mais de 300 relativas àqueles ameaçados pela nova lei — e boa parte deste volume desaguará no TSE em forma de recursos. Diplomático e cauteloso, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, faz questão de ressaltar que o tribunal apenas cumprirá uma lei aprovada pelos próprios políticos: “O fato novo desta eleição é a (Lei da) Ficha Limpa, que foi produzida pelos protagonistas das eleições, os agentes políticos. Foi uma arma aprovada pelo Congresso Nacional”.

Lisura

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, ex-presidente do TSE, afirma que a nova lei ressalta ainda mais a missão do tribunal de garantir a lisura das eleições.
“Pela Constituição, o TSE tem de velar pela legitimidade e regularidade das eleições, o que passa pela análise da vida pregressa dos candidatos. A Lei da Ficha Limpa segue essa trilha”, diz Ayres Britto.

O cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília (UnB), aposta num trabalho conjunto entre Justiça Eleitoral e imprensa para melhorar a qualidade do voto. Ele ressalta que, até agora, o TSE tem cassado mandatos de políticos após eles assumirem os cargos. Com a nova lei, será possível impedir que concorram às eleições.

Neste início de mês, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retornam do recesso já com uma tarefa importante: analisar se mantêm ou não a decisão tomada no último dia de junho, que estabeleceu a verticalização nas alianças no horário eleitoral gratuito.


Da Agência Globo

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno mais auxiliares na Prefeitura de Campina Grande; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025