Categorias: Política

Ficha Limpa:  Pesquisa revela que 83% da população brasileira rejeita que haja uma redução no prazo de inelegibilidade

PUBLICIDADE

Foi divulgada ontem (16), a Pesquisa AtlasIntel, onde traz que a grande maioria da população rejeita que haja mudanças na Lei da Ficha Limpa, como defende a oposição no Congresso Nacional. De acordo com o levantamento, 83% rejeitam que haja uma redução no prazo de inelegibilidade, atualmente de oito anos, para políticos que sejam condenados por crime. Apenas 14% apoiam a mudança.

Projeto de autoria do deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) é uma das prioridades para a oposição neste ano e propõe reduzir o prazo para dois anos — o que beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados.

Anistia divide opiniões – Porém, a pesquisa mostra também que há divergência sobre a proposta de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro, também prioridade entre bolsonaristas. Dos participantes, 51% apoiam a anistia, e 49% a rejeitam, considerado empate técnico, dentro da margem de erro de três pontos percentuais do levantamento. O estudo foi feito para a CNN, e ouviu 817 pessoas entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com confiança de 95%.

Ainda de acordo com a pesquisa AtlasIntel, 58% dos eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2022 são contra as mudanças na Ficha Limpa, enquanto 34% as apoiam. Já entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 100% rejeitam a proposta. No caso da anistia, porém, 99% dos que votaram em Bolsonaro a apoiam, contra 96% dos eleitores da Lula que a rejeitam.

A Lei da Ficha Limpa foi criada em 2010 e é considerada um avanço importante no combate à corrupção. Ela teve apoio do então deputado federal Jair Bolsonaro que, quando presidente, em 2019, também editou um decreto aplicando os mesmos princípios da lei para a ocupação de cargos comissionados no poder público.

A pesquisa AtlasIntel também coletou opiniões sobre outros projetos em discussão no Congresso Nacional. Segundo o estudo, 97% dos brasileiros são contra o aumento no número de deputados federais, encampado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que quer alterar a quantidade de 513 para 527. A medida evitaria que alguns estados, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, perdessem vagas após correção determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na divisão de cadeiras por estado, após mudanças no número de habitantes demonstradas pelo Censo 2022.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bolsonaro teve traumatismo craniano leve, diz médico

O cirurgião Cláudio Birolini, responsável pela saúde de Bolsonaro, disse à CNN Brasil nesta terça-feira (6) que o…

6 de janeiro de 2026

Governo deve anunciar novo aumento e convocar primeiros aprovados no concurso da Educação no final de janeiro

A expectativa dos aprovados no último concurso da Educação realizado pelo Governo da Paraíba deve…

6 de janeiro de 2026

Acusados de roubo de veículo no bairro do Altiplano são presos durante ação policial

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta terça-feira (6), os suspeitos de envolvimento no roubo…

6 de janeiro de 2026

PM desarticula quadrilha que roubava canetas emagrecedoras em João Pessoa

A Polícia Militar da Paraíba desarticulou, na manhã desta terça-feira (06), a chamada “gangue da…

6 de janeiro de 2026

Incêndio destrói parte do prédio histórico da antiga Academia de Comércio em João Pessoa

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (06) destruiu parte do prédio histórico da antiga…

6 de janeiro de 2026

Michelle diz que Bolsonaro caiu e bateu cabeça na cela: “Não está bem”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro disse nesta terça-feira (6/1) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu enquanto dormia…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464