Categorias: Política

Filho de Bolsonaro provoca o general Augusto Heleno pelo Twitter

PUBLICIDADE

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, voltou a tensionar a relação com os militares. Desta vez, de forma velada, sem citar nomes, mandou recado para o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno. O general é um dos principais conselheiros do presidente e um dos mais respeitados entre os oficiais das Forças Armadas no governo.

As críticas de Carlos têm como contexto a prisão do militar Manoel Silva Rodrigues, detido em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína. Em um comentário publicado no Twitter carregado de ilações, Carlos questiona o trabalho de segurança do GSI. “Por que acham que não ando com seguranças? Principalmente aqueles oferecidos pelo GSI? Sua grande maioria podem ser até homens bem intencionados, e acredito que sejam, mas estão subordinados a algo que não acredito”, destacou.

O vereador não explicou o que quis dizer com “homens subordinados a algo que não acredito”, mas a declaração foi interpretada como ataques a quem está no topo da pasta, Heleno, e, consequentemente, os militares. Não é a primeira vez que Carlos sugere que oficiais das Forças Armadas não estão alinhados com Bolsonaro. Já chegou a questionar e incitar ataques nas redes sociais ao vice-presidente Hamilton Mourão e ao general Santos Cruz, então ministro-chefe da Secretaria de Governo.

Em desabafo, o filho de Bolsonaro diz que tem “gritado em vão há meses internamente”. “E, infelizmente, sou ignorado. Não digo que sou dono da razão e evitei, até aqui, ao máximo, me expor desse jeito, mas não está dando mais. Estou sozinho nessa, podendo, a partir de agora, ser alvo mais fácil ainda, tanto pelos de fora, tanto por outros”, declarou. O comentário se encerra com a mais grave ilação. Carlos sugere que o comentário pode lhe custar a vida. “Há muito mais nisso tudo! Mas viemos aqui para deixar uma mensagem! Creio que essa faz uma parte dela, mesmo que isso custe minha vida!”, acrescentou.

O GSI não emitiu nota oficial, mas pessoas próximas de Heleno na pasta e em todo o Palácio do Planalto garantem que o ministro ficou incomodado. “Quem gosta de ser atacado sem motivo?”, questionou um militar no Planalto. As críticas do 02 de Bolsonaro, no entanto, mostram um isolamento de Carlos nas ilações. O escritor Olavo de Carvalho, “guru” ideológico do capitão reformado e outro a ter entrado em recentes conflitos com os militares, não adotou o mesmo tom.

Em publicação nas redes sociais, publicou um vídeo em que Heleno e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, defendem o governo, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a reforma da Previdência. “Ver o general Heleno no palanque, ao lado do Eduardo Bolsonaro, defendendo com bravura o nosso presidente, foi um grande momento para todos os brasileiros”, comentou Olavo.

 

Redação com Uol

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Operação ‘Family First’ da Polícia Federal investiga fraude em licitações de concursos públicos na Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação "Family First" na Paraíba,…

28 de novembro de 2024

Draco e PRF realizam operação para desarticular organização criminosa na PB e mais cinco estados

Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…

28 de novembro de 2024

Corte de gastos mexe no salário mínimo, na tabela do IR e na previdência de militares; saiba o que muda no seu bolso

Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar…

28 de novembro de 2024

Preço da Hora traz histórico de preços dos produtos para orientar consumidores na Black Friday

O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…

28 de novembro de 2024

Após aprovada na Câmara, PEC que proíbe aborto legal no Brasil segue para o Senado

Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…

28 de novembro de 2024

Black Friday: lojas do comércio da Capital são autuados por descumprimento à legislação

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…

28 de novembro de 2024