O deputado presidente estadual do PTN, Janduhy Carneiro, usou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta quinta-feira (10), para criticar a aprovação do texto da Reforma Política, que foi aprovado em comissão do Senado. Janduhy não concordou o termo que exclui as coligações partidárias que, em sua opinião, objetiva extinguir os partidos pequenos.
Janduhy afirmou que o debate para a elaboração da Reforma Política não foi feito de forma abrangente, envolvendo inclusive a população. “Infelizmente nós não tivemos um debate nas câmaras, nas assembléias e com participação popular, que seria o ideal. O fim das coligações prejudicará apenas os partidos pequenos e, consequentemente, beneficiará os partidos grandes”, argumentou o deputado.
Para o parlamentar, a proibição das coligações os partidos pequenos teriam dificuldade em conseguir um número elevado de candidaturas para preencher o número de candidatos que é determinado para o seu partido e não poderia se coligar com outras agremiações partidárias. “O ponto negativo é não haver discussão, ou seja, começa pelo Senado, e infelizmente nós não vimos esse debate que deveria estar ocorrendo em todo o país”, disse o líder do PTN na Paraíba.
No entanto, Janduhy Carneiro afirmou que, já que o texto ainda passará pela Câmara, tem esperança de que passe por modificações. “Deverá, com certeza, ocorrer alterações. Eu, por exemplo, sou a favor da cláusula de desempenho para evitar que os partidos sejam criados apenas com interesses pessoais e como legendas de alugueis”, concluiu.
PB Agora