Folha aponta impasse por palanque dividido para Lula na PB, que seria principal gargalo eleitoral do ex-presidente

PUBLICIDADE

O impasse que passa pelo apoio de dois grupos políticos paraibanos, que se encontram em campos opostos nas eleições deste ano, ao ex-presidente Lula, é um dos principais gargalos do ex-presidente na corrida eleitoral deste ano, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo desta sexta-feira (08).

De acordo com a publicação, mesmo o ex-presidente tendo sinalizado apoio à pré-candidatura do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ao Governo da Paraíba e ao ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para o Senado, poderá ceder a apelos do seu principal aliado, o PSB, diante da conjuntura nacional.

Além do vice, Geraldo Halckmin que é do PSB, a sigla também deve integrar a chapa de Fernando Haddad (PT) para o Palácio dos Bandeirantes, uma das prioridades nacionais petistas.

A reportagem ainda aponta que a Paraíba é o único estado nordestino que não foi visitado por Lula desde que ele retomou os direitos políticos.

“Isso, no entanto, não impediu encontros de Lula com aliados da Paraíba. Em junho, durante passagem pelo Rio Grande do Norte, o petista teve encontros com João Azevêdo e com Veneziano e Ricardo. A reunião mais enfática de aliança foi com Veneziano e Ricardo. Lula chegou a gravar um vídeo ao lado dos dois aliados, em sinalização de apoio à chapa MDB-PT” diz trecho.

A publicação ainda traz o fato de que integrantes da direção nacional do PSB não terem desistiram da tentativa de um acordo nacional com o PT para que os petistas apoiem oficialmente a reeleição de João Azevêdo.

“O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o senador Veneziano Vital do Rêgo, que já foi do partido, trocaram farpas em público nos últimos dias sobre a composição dos palanques na Paraíba. Membros da direção do PSB afirmam que Siqueira comprou a briga e deverá defender a aliança do PT com o PSB na Paraíba” segue detalhando a reportagem.

Outro entrave apontado para Lula no estado, seria a falta de unidade do PT na Paraíba, já que uma ala segue aliada a João Azevêdo e não sinaliza que desembarcará da aliança governista.

Outro gargalo, seria a divergência de posicionamento do PT, PV e PCdoB no estado. Enquanto o PT segue com Ricardo e Vené, as outras duas siglas são aliadas de João Azevêdo, impasse que deve ser resolvido no comando da federação nacional.

A reportagem ainda aponta que Lula deverá vir à Paraíba ainda em julho, após ser sacramentado o cenário eleitoral no estado.

Confira na íntegra clicando AQUI.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Arthur Lira critica indiciamento de Cabo Gilberto pela Polícia Federal e defende imunidade parlamentar

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…

28 de novembro de 2024

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…

28 de novembro de 2024

Paraíba tem saldo positivo de emprego formal pelo 8º mês consecutivo

O mercado de trabalho da Paraíba segue em alta neste ano e registra pelo 8º…

28 de novembro de 2024

Presidente do PT-PB destaca justiça social no pacote econômico de Lula e dispara contra reação do mercado: “Tô me lixando”

O pacote econômico anunciado pelo governo Lula na noite dessa quarta-feira (27) gerou reações divididas…

28 de novembro de 2024

PRF prende caminhoneiro foragido da Justiça após abordagem na BR-230, em Ingá

Na noite desta quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Paraíba prendeu um caminhoneiro…

28 de novembro de 2024

REFORMA ADMINISTRATIVA: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024