Categorias: Política

Folha de São Paulo mostra elogios de senadores à atuação de Vital na CCJ

PUBLICIDADE

 A coluna Painel, a mais importante de política do Jornal Folha de São Paulo, trauxe em uma de suas edições desta semana,  alguns dos elogios que foram feitos ao senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) na última sessão da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ do Senado, ocorrida na última quarta-feira (18). Ao final da sessão, vários senadores elogiaram a atuação do senador paraibanodurante o ano de 2013.

Dentre os senadores está Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que brincou com Vital, afirmando que iria apresentar proposta para que ele, caso assumisse o Ministério da Integração Nacional após a reforma que será promovida pela presidente Dilma Rousseff (PT) permanecesse em 2014 no comando da comissão.

CONTRAPONTO

Sandálias da humildade

Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, aproveitou a última sessão do ano, na quarta-feira, para agradecer aos colegas pelo empenho em 2013. Os senadores brincaram com Vital, cotado para assumir o Ministério da Integração Nacional na reforma da Esplanada.

-Vou apresentar uma proposta para que o senhor possa ser ministro e presidente da CCJ, acumulado – disse Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Sem jeito, o peemedebista respondeu:

-Espero estar aqui no ano que vem!

 

Elogios – Vários senadores se revezaram para elogiar a atuação de Vital a frente da CCJ. A forma como o paraibano conduziu os trabalhos arrancou elogios dos colegas. O senador Magno Malta (PR-ES), que fez elogios a Vital ao Substitutivo do PNE, disse que o paraibano deu um novo ritmo a comissão, conseguindo aprovar no colegiado, importantes projetos de relevância para o país, inclusive, algumas proposições que estavam engavetados há anos. “Parabenizo o senador pela forma como conduziu a CCJ este ano” parabenizou.

 

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), também destacou o esforço do senador do Rêgo, a frente da Comissão e garantiu que a atuação do peemedebista foi fundamental para o Plenário do Senado aprovar importantes projetos de interesse do país.
Segundo ele, graças a atuação de Vital na presidência da Comissão, é que o Senado pode dar uma resposta a sociedade as manifestações populares, aprofundando debates dos grandes temas em pauta no Congresso Nacional, e aprovando os projetos de relevância para o Brasil.
“Vossa excelência fez um grande trabalho este ano a frente da CCJ. Graças a atuação de vossa excelência é que esta Casa pode dá uma resposta a sociedade e aprovar grandes projetos este ano de interesse do país” reconheceu.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), disse que Vital dinamizou os trabalhos da comissão, levando o colegiado a votar os projetos que nasceram das manifestações populares do meio do ano.
O senador O senador Pedro Taques (PDT-MT) também elogiou a forma como Vital conduziu os trabalhos. Para o senador, o maior feito do presidente da CCJ foi conseguir votar mais de 500 projetos, inclusive as matérias polêmicas. Já o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que Vital deu celeridade aos trabalhos. Para ele, o senador peemedebista deu um novo gás na comissão, criando uma pauta que permitiu acelerar a votação de importantes matérias.

Outros parlamentares como Lobão Filho (PMDB-MA), Cristovam Buarque (PDT-DF) também enalteceram a atuação do paraibano na presidência da Comissão.
Em 2013, segundo balanço da Consultoria Legislativa da CCJ, os senadores que integram a mais importante comissão do Senado, se reuniram mais de oitenta vezes, e apreciaram 552 proposições legislativas, sendo 399 só no primeiro semestre, o que demonstra a produtividade do Colegiado. Além do mais, a pedido de Vital, foram realizadas mais de 20 audiências públicas.

Os principais temas pautados no Congresso Nacional passaram pela CCJ. Entre os projetos relevantes aprovados este ano, destaques para a “PEC do voto aberto”, “PEC da Música”, a “PEC das Domésticas”; “Orçamento Impositivo”, a “Minirreforma eleitoral”, que visa a baratear as campanhas eleitorais e coibir o abuso do poder econômico; Plano Nacional de Educação (PNE) relatado por Vital, entre outras proposições.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025

Prefeito Cícero anuncia permanência de Luís Ferreira na pasta da Saúde e criação de secretaria para Saúde Animal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou nesta terça-feira (14) que Luís Ferreira…

14 de janeiro de 2025

Após receber recursos do Ministério da Saúde, PMCG realiza repasse de quase R$ 4 milhões à FAP

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande recebeu na manhã desta segunda-feira, 14,…

14 de janeiro de 2025

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

O setor turístico da Paraíba receberá novos investimentos superiores a R$ 133 milhões entre 2025…

14 de janeiro de 2025

Alerta do Inmet para mais de 60 cidades da Paraíba prevê chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba onde

Na tarde desta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo…

14 de janeiro de 2025

Auxílio Moradia: Beneficiários têm até sexta-feira para atualizar cadastro

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), alerta aos…

14 de janeiro de 2025