Mídia nacional destaca que a força política do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) o tornou o nome da reforma tributária no Congresso e as recentes movimentações estariam agradando ao presidente Lula (PT). Esse fortalecimento junto ao Palácio, no entanto, começou a gerar incômodos na Casa Civil. O motivo é a disputa em torno da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Segundo o portal O Antagonista, nesta semana o Diário Oficial trouxe a nomeação de Francisco Américo Neves de Oliveira como novo presidente da fundação. Francisco Américo era diretor do Detran da Bahia e teve o nome validado pelo também baiano Rui Costa, ministro da Casa Civil. A Funasa, no entanto, é segundo o Antagonista assunto de interesse para Aguinaldo Ribeiro. Ele e a irmã a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) comandam as articulações no Congresso contra a MP que dá fim à fundação. A mãe dos irmão Ribeiro, inclusive, Virgínia Velloso, era superintendente da fundação na Paraíba.
Oficialmente o órgão foi extinto em 2 de janeiro via Medida Provisória. De acordo com Rui Costa, Francisco Américo teria a missão de encerrar os trabalhos. A troca de comando, no entanto, é apontada como mais um espaço onde o PT articula manter domínio sobre indicações.
Da Redação com dados do O Antagonista
Na noite desta quarta-feira (13), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano…
A estrada ainda é longa, mas já está sendo pavimentada. A menos de dois anos…
Na próxima sexta-feira, 15 de novembro, será celebrado o feriado nacional de Proclamação da República.…
Em meio a um cenário político dinâmico e com vistas às eleições de 2026, o…
O portal especialista em turismo, Capitalist, fez um levantamento dos cinco destinos mais acessíveis no…
Copas, campeonatos e data Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário…