Categorias: Política

…Foto oficial de governante gera debates, dois estados, Paraíba e Ceará, mudaram o conteúdo da imagem

PUBLICIDADE

A exposição de fotos ou imagens dos titulares do poder executivo, como prefeitos, governadores e presidentes da República, em paredes de repartições, tanto da administração pública direta, como da indireta, pode até não parecer, mas tem sido objeto de debate e até de demandas judiciais, podendo estar com os dias contados. No Brasil, dois estados, Paraíba e Ceará, mudaram o conteúdo da foto oficial, e quatro estados não adotam mais a foto oficial.

 

Vinte estados e o Distrito Federal , contudo, ainda dispõem da tradicional foto oficial do governador, sendo que, destes, apenas 13 expõem as fotos nas repartições estaduais. Muitos consideram a exposição de fotos dos governantes como um ato de promoção da pessoa do mandatário, a exemplo do senador Ricardo Ferraço (PMDB- ES), que apresentou o projeto de lei PLS 244/2014 que proíbe essa prática, alterando a Lei 8.429/1992, que trata das punições aplicáveis aos servidores públicos. Outro exemplo é o do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), autor do Projeto de Lei 5501/16, que proíbe a exposição de fotos oficiais. O projeto encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

 

Outros defendem que essa prática é uma “tradição cultivada pela administração pública, não se tratando de promoção pessoal, posto que objetiva apenas apresentar a imagem do chefe do executivo", como sustentou, em sua defesa, o governo de Goiás, quando se contrapôs à decisão de uma juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia que, em novembro de 2015, determinou que o governo daquele estado retirasse todas as fotografias de políticos das repartições públicas. Com a decisão, o governo de Goiás ficou proibido de fixar, por exemplo, fotos do governador nas paredes dos órgãos estaduais. A medida atendia um pedido do Ministério Público de Goiás.

 

Na Paraíba, o Governo do Estado encontrou um ponto de equilíbrio para a questão da foto oficial e saiu na frente, quando procurou valorizar um dos princípios da administração pública que é a impessoalidade e substituiu a foto oficial do governador por fotografias do povo paraibano. Numa iniciativa pioneira na política brasileira, a gestão estadual mostrou a tradicional foto oficial de Governo ilustrada por quem é fonte de todo poder público: o povo.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem de 53 anos é assassinado a facadas e tem coração arrancado do corpo em Campina Grande

Na manhã deste sábado (21), o corpo de um homem foi encontrado em Campina Grande,…

21 de dezembro de 2024

Natal e Ano Novo: veja programação de missas e celebrações divulgadas pela Arquidiocese em João Pessoa

Foi divulgada nesta quarta-feira (18), pela Arquidiocese da Paraíba, a programação oficial das Missas de…

21 de dezembro de 2024

PB firma contrato com os Correios para distribuição de medicamentos e insumos nas unidades de Saúde

O governador João Azevêdo celebrou, nesta quinta-feira (19), contrato de prestação de serviços logísticos e…

21 de dezembro de 2024

Banhistas devem evitar trechos de praias do litoral paraibano neste final de semana; saiba quais

Três trechos de praias na Paraíba devem ser evitados por banhistas neste final de semana,…

21 de dezembro de 2024

38 pessoas morrem em acidente envolvendo carreta e ônibus na BR-116, em Minas Gerais

Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura…

21 de dezembro de 2024

Polo Turístico Cabo Branco terá hotel, vila gastronômica, espaço games, shopping e roda-gigante panorâmica de 80m; veja fotos

O governador João Azevêdo formalizou, nesta sexta-feira (20), a contratação de mais um empreendimento para…

21 de dezembro de 2024