Categorias: Política

…Foto oficial de governante gera debates, dois estados, Paraíba e Ceará, mudaram o conteúdo da imagem

PUBLICIDADE

A exposição de fotos ou imagens dos titulares do poder executivo, como prefeitos, governadores e presidentes da República, em paredes de repartições, tanto da administração pública direta, como da indireta, pode até não parecer, mas tem sido objeto de debate e até de demandas judiciais, podendo estar com os dias contados. No Brasil, dois estados, Paraíba e Ceará, mudaram o conteúdo da foto oficial, e quatro estados não adotam mais a foto oficial.

 

Vinte estados e o Distrito Federal , contudo, ainda dispõem da tradicional foto oficial do governador, sendo que, destes, apenas 13 expõem as fotos nas repartições estaduais. Muitos consideram a exposição de fotos dos governantes como um ato de promoção da pessoa do mandatário, a exemplo do senador Ricardo Ferraço (PMDB- ES), que apresentou o projeto de lei PLS 244/2014 que proíbe essa prática, alterando a Lei 8.429/1992, que trata das punições aplicáveis aos servidores públicos. Outro exemplo é o do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), autor do Projeto de Lei 5501/16, que proíbe a exposição de fotos oficiais. O projeto encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados.

 

Outros defendem que essa prática é uma “tradição cultivada pela administração pública, não se tratando de promoção pessoal, posto que objetiva apenas apresentar a imagem do chefe do executivo", como sustentou, em sua defesa, o governo de Goiás, quando se contrapôs à decisão de uma juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia que, em novembro de 2015, determinou que o governo daquele estado retirasse todas as fotografias de políticos das repartições públicas. Com a decisão, o governo de Goiás ficou proibido de fixar, por exemplo, fotos do governador nas paredes dos órgãos estaduais. A medida atendia um pedido do Ministério Público de Goiás.

 

Na Paraíba, o Governo do Estado encontrou um ponto de equilíbrio para a questão da foto oficial e saiu na frente, quando procurou valorizar um dos princípios da administração pública que é a impessoalidade e substituiu a foto oficial do governador por fotografias do povo paraibano. Numa iniciativa pioneira na política brasileira, a gestão estadual mostrou a tradicional foto oficial de Governo ilustrada por quem é fonte de todo poder público: o povo.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo em meio a abstenção recorde e campanha acirrada

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito neste domingo (27) com…

27 de outubro de 2024

Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza após vencer disputa acirrada contra André Fernandes

Fortaleza elegeu neste domingo (27) seu novo prefeito: Evandro Leitão (PT), que venceu o segundo…

27 de outubro de 2024

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal, vencendo Natália Bonavides no segundo turno

Neste domingo (27), o empresário e político Paulinho Freire (União Brasil), de 60 anos, foi…

27 de outubro de 2024

João Azevêdo vota em João Pessoa e destaca: “Parceria entre estado e município traz resultados positivos”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), exerceu seu direito de voto na manhã deste…

27 de outubro de 2024

Após votar, Veneziano aposta em ‘sabedoria’ do povo de CG para rechaçar “invenção aventureira de outros”

Na manhã deste domingo, 27 de outubro, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) exerceu…

27 de outubro de 2024

Bruno Cunha Lima vence Dr. Jhony com 58% dos votos e é reeleito prefeito de Campina Grande

Com 100% das seções apuradas, Bruno Cunha Lima (UNIÃO) foi reeleito prefeito de Campina Grande,…

27 de outubro de 2024