Galdino aponta jurisprudência favorável à autonomia de poderes para mudar Regimento da Casa

PUBLICIDADE

Atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado estadual Adriano Galdino, do Republicanos, minimizou, durante entrevista nesta quarta-feira (14), a possibilidade de judicialização do Projeto de Resolução (PR) 474/2022, aprovado ontem, terça-feira (13), modificando em alguns pontos o Regimento Interno da Casa, entre eles tornando aberta a votação para eleição da Mesa Diretora.

De acordo com o parlamentar, a jurisprudência vasta aponta que em questões Regimentais o judiciário tem se posicionado pela autonomia de cada poder, deixando que seus integrantes decidam as regras e como o Projeto de Resolução em questão recebeu o apoio de 28 deputados, sendo apenas seis contrários e duas abstenções, não há espaços para questionamentos.

“Vinte e oito deputados dos 36, apenas seis contrários e duas abstenções, votaram e resolveram modificar o Regimento atual em coisas pontuais. É uma decisão madura, tranquila da grande maioria dos deputados da Casa de Epitácio Pessoa. Esse assunto de modificar regras regimentais é um assunto específico próprio do poder. As decisões judiciais neste campo, todas elas dizem que o judiciário não tem e não deve adentrar nessas questões regimentais, então eu tenho certeza absoluta que, caso haja judicialização, o judiciário vai se posicionar com uma larga jurisprudência atual que diz que isso é assunto interno do poder e que cabe ao poder decidir qual o melhor encaminhamento para suas questões regimentais. Então estamos absolutamente tranquilos”, destacou.

Como todas as modificações foram feitas dentro do critério regimental, o que foi decidido pela maioria será colocado em prática a partir de 2023.

“Vamos com toda certeza cumprir aquilo que foi aprovado pelos 28 deputados, então a ALPB está tranquila para este debate de judicialização caso ele venha a acontecer”, emendou.

Além da ALPB, algumas Casas Legislativas, a exemplo da Assembleia dos estados de Alagoas, Santa Catarina; e diversas Câmaras Municipais de cidades como Pelotas (RS), Piracicaba (SP), já adotaram a votação aberta para dar mais transparência na Eleição da Mesa Diretora.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024