O governador Ricardo Coutinho fez uma visita, na tarde desta sexta-feira (16), ao Lar da Providência “Carneiro da Cunha”. Dirigida pela Irmã Raimunda, a instituição existe há 101 anos e acolhe hoje 116 pessoas idosas, sob os cuidados de 26 religiosas, além de enfermeiras e demais funcionários.
Dona Rosita Terezinha Amorim, 90 anos, ficou feliz pela visita do governador e também por tomar conhecimento sobre as parcerias que o Lar da Providência fará com o Governo do Estado.
A Irmã Raimunda, gestora do Lar da Providência, avaliou que o governador Ricardo Coutinho, ao visitar os idosos, demonstra uma atenção especial a essas pessoas e adiantou que a Secretaria de Saúde do Estado tem sido uma parceira importante da instituição.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, afirmou que um dos focos do projeto do Governo do Estado é uma presença mais frequente das famílias a seus idosos que estejam abrigados nas instituições.
Cidade Madura – Antes de visitar o Lar da Providência, o governador Ricardo Coutinho inspecionou as obras de construção do primeiro condomínio para idosos do Brasil e o Lar da Providência “Carneiro da Cunha”. O condomínio “Cidade Madura”, projetado com as necessidades específicas da terceira idade, está localizado no bairro de Mangabeira (conjunto Cidade Verde) e está com as 20 primeiras unidades em fase de conclusão. No total serão 40 casas. Os recursos próprios do Estado investidos nessa obra são de R$ 4,4 milhões.
“A Cidade Madura é uma iniciativa nossa, um projeto da Paraíba para pessoas idosas que não vivem com suas famílias. Vai funcionar em sistema de locação e a construção é com recursos próprios”, disse o governador.
A presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima, informou que cada edificação abriga duas unidades e que cada unidade tem área total de 54,11 metros quadrados. Atualmente, 64 operários trabalham na obra.
O projeto foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho em 17 de outubro de 2012 e tem previsão de entrega no mês de dezembro de 2013. A modalidade será locação social para pessoas idosas. O Cidade Madura terá praça, horta comunitária, centro de vivência, pista de caminhada, posto médico, estacionamento, redário, guarita e administração. As 40 casas têm adaptações necessárias a pessoas idosas ou com alguma necessidade especial. Toda a área urbanística seguirá as normas de acessibilidade para idosos. Cada edificação abriga duas casas.
O posto médico terá consultórios médico e odontológico, além de sala de curativos. O centro de vivência, com área total de 260,59 metros quadrados, terá um salão, uma sala de aula, sala de TV, sala de fisioterapia, copa e WCs. O condomínio terá área total de cinco hectares.
Ricardo Coutinho também visitou pela manhã a Associação Promocional do Ancião “Dona Licota Carneiro da Cunha Maroja” (Aspa), localizada no Alto das Populares, em Santa Rita.
O governador afirmou que o Estado pretende apoiar as instituições de longa permanência de idosos. “Essa é uma política que é republicana, é para todos e a idéia é criar um programa por meio de edital e estimular as instituições a melhorarem cada vez mais o seu atendimento, de acordo com as direções dessas casas”, declarou.
Assessoria
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…