Categorias: Política

Governantes terão prazo para contraditório e ampla defesa no TCU

PUBLICIDADE

Os governantes que tiverem contas contestadas em parecer prévio do Tribunal de Contas da União (TCU) por supostas falhas ou irregularidades poderão contar com uma segurança a mais para exercer seu direito ao contraditório e à ampla defesa. Nesta quinta-feira (4), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC 58/03) que determina a suspensão da elaboração desse parecer prévio do TCU, por até 15 dias, para que o gestor público prestes a ter suas contas consideradas irregulares possa contestar. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), apresentou relatório à PEC.

Valadares deu toda razão ao senador César Borges (PR-BA), autor da proposta, em exigir o cumprimento dos princípios do contraditório e da ampla defesa nos pareceres elaborados não só pelo TCU, mas também pelas cortes de contas estaduais e municipais, sobre a prestação de contas dos chefes do Poder Executivo. Segundo advertiu, uma condenação antecipada do gestor público, principalmente às vésperas de uma eleição, pode deixá-lo exposto perante a população e causar um desastre em sua carreira política.

OAB

Na mesma reunião, a CCJ rejeitou o PLC 105/07, que prevê a suspensão de cursos de Direito que não consigam aprovar, por dois anos consecutivos, 10% dos seus diplomados nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ao ler o parecer pela rejeição da matéria, o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) ressaltou que a proposta foi considerada “injurídica”, por tratar de assunto já regulamentado pelo Decreto 5.773/06, a partir de exigência da Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O PLC 105/07 ainda irá ao exame da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Outro parecer pela rejeição aprovado pela comissão foi apresentado a projeto de decreto legislativo (PDS 567/05) solicitando a convocação de plebiscito sobre o desmembramento de parte do território de Rondônia e sua anexação ao Acre. Para justificar esse voto, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), relator ad hoc, assinalou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que a questão dos limites entre os dois estados está prevista no artigo 12, parágrafo 5º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição federal.

Por fim, a CCJ se manifestou pela prejudicialidade do PLS 109/09, do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que procurava obrigar as concessionárias de serviços públicos a encaminhar aos consumidores, anualmente, extrato dos pagamentos realizados. O relator ad hoc da matéria, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), justificou seu voto alegando já existir proposta correlata em tramitação avançada no Congresso. Trata-se do substitutivo da Câmara ao PLS 170/03, do senador Almeida Lima (PMDB-SE), que exige das prestadoras de serviços públicos e privados a emissão e o envio aos consumidores da declaração de quitação anual de débitos. Esta proposição já está na pauta da Ordem do Dia do Senado.

Apesar da decisão da Comissão de Justiça sobre o PLS 109/09, a matéria vai ser apreciada, em decisão terminativa, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
 

 

 

Agencia Senado

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Concurso da Cagepa tem resultado final divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (22)

O resultado final do concurso da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) foi…

22 de janeiro de 2025

Ex-ministro do governo de Bolsonaro acredita que ascensão de Trump vai impulsionar a direita na Brasil: “Haverá um impacto”

Ex-ministro da Saúde do governo de Bolsonaro e ex-candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo…

22 de janeiro de 2025

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 10 milhões

O concurso 2.818 da Mega-Sena, realizado ontem (21), não teve nenhum acertador das seis dezenas.…

22 de janeiro de 2025

Acusado de atropelar e matar cliclista é preso na cidade de Pedras de Fogo

Um agricultor de 59 anos, identificado como Severino Pedro da Silva Filho, morreu após ser…

22 de janeiro de 2025

PM apreende drogas, dinheiro e motocicleta furtada no bairro São José

Na tarde de ontem (21), a Polícia Militar realizou uma operação no bairro São José,…

22 de janeiro de 2025

Roberta Miranda relembra infância pobre em João Pessoa: “Comia muro para matar a fome”

A cantora paraibana Roberta Miranda, conhecida como “A Rainha da Música Sertaneja”, emocionou o público…

21 de janeiro de 2025