Categorias: Política

Governo cumpre metas do TCU e obras com recursos do PAC seguem em ritmo normal na Paraíba

PUBLICIDADE

A Paraíba vem desenvolvendo a contento a aplicação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em obras de saneamento básico e de sustentabilidade hídrica para diversos municípios do Estado, e já tem assegurados para 2013 recursos da ordem de R$ 2 bilhões para dar continuidade às obras de esgotamento sanitário, redes de abastecimento d’água, adutoras e construção de barragens.

O Estado foi um dos que não foi penalizado no relatório do Tribunal de Contas da União aprovado pela Corte na última terça-feira (30), que recomendou o bloqueio de recursos para 22 obras no orçamento de 2013, bem como a paralisação por conta de graves irregularidades encontradas na fiscalização de 200 obras financiadas pelo PAC. A penalidade atingiu os estados do Piauí, Alagoas, São Paulo e Amazonas.

Conforme o secretário executivo de Obras do PAC da Paraíba, Ricardo Barbosa graças à sistemática política de acompanhamento e gestão e por determinação do governador Ricardo Coutinho, todo o processo executivo das obras tem sido acompanhado pela própria Secretaria do PAC e fiscalizadas pelas secretarias responsáveis pela execução das obras nos municípios, a exemplo da Cagepa e de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia e órgãos do Governo e nenhuma delas sofreu qualquer penalidade.

O secretário disse ainda que o governo tem priorizado o desenvolvimento do PAC na Paraíba em atendimento à melhoria da qualidade de vida da população. Portanto, as obras financiadas pelo PAC seguem em ritmo normal de gestão.

“Quando assumimos a Pasta tratamos de resolver todos os assuntos pendentes com a União, uma vez que todas as obras contratadas estavam paralisadas e, em decorrência, veio a determinação do governador para que gestões fossem feitas no sentido de sanar as pendências e a imediata retomada das obras”, explicou.

Atualmente as obras estão sendo executadas em ritmo de celeridade e devem ficar prontas até julho do próximo ano. Barbosa informou ainda que a Paraíba contava com apenas 24 contratos do PAC. Esse número se expandiu e semanalmente licitações têm sido abertas pelo governo para atendimento de mais 30 municípios.

Conforme o secretário, até o momento já foram abertas 19 licitações, algumas na modalidade RDC – Regime Diferenciado de Contratação Pública- para execução de novas obras referentes a abastecimento de água, esgotamento sanitário e barragens.
 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024