A vitória do candidato Yamandú Orsi na disputa pela presidência do Uruguai foi comemorada pelo governo brasileiro. A avaliação de diplomatas e assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que o retorno da esquerda ao comando do país diminui divergências dentro do Mercosul.
O presidente Luis Alberto Lacalle Pou, de centro-direita, vinha reclamando de protecionismo econômico e defendia acordos bilaterais fora do bloco comercial. A expectativa é de que Orsi tenha um posicionamento mais alinhado ao do Brasil, sobretudo em manter a unidade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva felicitou Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai, pela vitória no segundo turno das eleições. Lula destacou a importância do processo eleitoral democrático e pacífico no país vizinho e elogiou a Frente Ampla, coalizão de esquerda liderada por Orsi, além de mencionar o papel significativo de José “Pepe” Mujica, ex-presidente uruguaio, no apoio à campanha do vencedor.
Em suas redes sociais, Lula reforçou os laços entre Brasil e Uruguai, destacando a cooperação no Mercosul e em outros fóruns regionais. “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, afirmou Lula.
Yamandú Orsi consolidou sua vitória após disputar o segundo turno contra Alvaro Delgado, candidato do Partido Nacional, apoiado pelo atual presidente, Luis Alberto Lacalle Pou. A escolha reflete a força da Frente Ampla e sua capacidade de mobilização política.
Orsi vai governar o país sul-americano de 2025 a 2030, com posse prevista para março do ano que vem. O político de esquerda de 57 anos, pupilo do ex-presidente José Mujica, derrotou nas urnas Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que era apoiado pelo atual chefe do governo uruguaio, Luis Lacalle Pou.
Redação
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (25), o calendário de pagamento dos servidores…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…
Ação rápida frustrou roubo de mercadorias que estavam sendo transportadas em caminhão de empresa varejista.…
O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo…
O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (25), juntamente com o prefeito de João Pessoa,…
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…