Mais 93 diretores, vice-diretores e secretários de escolas da rede estadual foram nomeados pelo Governo do Estado. A relação com os nomes dos gestores foi publicada no Diário Oficial de 17 de abril. As nomeações dos eleitos nos meses de novembro e dezembro de 2010 vêm ocorrendo desde março de 2011.
Estão sendo nomeados também dirigentes escolares para os municípios onde não são realizadas eleições e onde há necessidade de gestor nas escolas. O objetivo é assegurar a administração dos estabelecimentos de ensino, visando garantir o processo de ensino e aprendizado com qualidade.
De acordo com a Lei nº 8.294, de 16 de agosto de 2007, sancionada pelo Governo do Estado, ficou estabelecido que participam do processo eleitoral para diretor e vice-diretor as escolas situadas nas sedes das 12 regionais de Educação, os estabelecimentos localizados nos municípios com mais de 25 mil habitantes, além das escolas indígenas pertencentes à rede pública estadual.
Conforme a legislação, no segundo semestre ocorrem eleições nas unidades sediadas nos municípios de Cajazeiras, Guarabira, Sousa, Patos, Campina Grande, João Pessoa, Alagoa Grande, Bayeux, Cabedelo, Esperança, Lagoa Seca, Mamanguape, Pedras de Fogo, Pombal, Queimadas, Santa Rita, São Bento, Sapé, Solânea, assim como as escolas indígenas.
Já as unidades de ensino sediadas nos municípios de Catolé do Rocha, Cuité, Itabaiana, Itaporanga, Monteiro e Princesa Isabel terão eleições no primeiro semestre. Os gestores são eleitos para um mandato de dois anos e participam de curso preparatório, oferecido pela Secretaria da Educação, através da Gerência de Recursos Humanos (GRH).
Secom PB