Um levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira (31), pelo portal Congresso em Foco, relativo ao ano de 2023, mostrou que o índice geral de governismo do Senado foi de 72%, apenas um ponto percentual abaixo do registrado pela Câmara dos Deputados. O PT foi a legenda mais governista, com 90%. O partido que mais votou contra o governo foi o Republicanos, com 46%, embora tenha o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, como um dos seus filiados. Dentre os três senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (MDB), Daniella Ribeiro (PSD) e Efraim Filho (União Brasil), partidos esses que integram a base de Lula, é o emedebista paraibano o parlamentar que vem demonstrando mais lealdade a gestão petista, superando até mesmo a média do PT.
O índice de governismo é calculado a partir das votações do parlamentar que seguiram ou não a orientação do líder do governo. Votos iguais à orientação (sim ou não) aumentam o índice; qualquer opção diferente da orientação (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice de governismo.
Enquanto o PT foi a legenda mais governista, com 90%, o senador Veneziano Vital do MDB, foi leal ao governo Lula, em 91% das suas votações, demostrando ser superior à média nacional petista. Já a senadora Daniella do PSD, votou favoravelmente ao governo em 86% das suas votações, por fim Efraim Filho do União Brasil, votou favoravelmente a gestão Lula em 77% das votações. No ranking nacional Veneziano foi o 15° que mais foi leal ao governo de Lula no Brasil.Veja detalhes: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/quarta-feira-abregoverno-ou-oposicao-saiba-como-cada-senador-votou-em-2023/
Redação