O Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) reuniu no Centro de Formação de Educadores, no Bairro das Malvinas, em Campina Grande representantes dos movimentos sociais, ligados a agricultura familiar, onde escutou as demandas das entidades e apresentou seu balanço de ações em prol do homem do campo.
Representantes da CUT, Associação dos Amigos da Universidade Camponesa (AAUC), FETRAF-PB, MPA, Polo Sindical, ASPTA/ASA, Coletivo ASA Cariri Oriental (Casaco), Copaf, STR de Barra de Santana, BNB, Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET do Seridó e Curimataú), vieram solicitar o apoio do Governo do Estado para a viabilização de parcerias para que o agricultor possa produzir de forma eficaz e que consiga gerar renda com o trabalho no campo.
Para o secretario Lenildo Morais, esse foi um momento importante para ouvir os representantes e definir as diretrizes que serão feitas em benefício dos agricultores. “Esse é o momento de ouvi-los e saber quais as prioridades para avançarmos junto a melhoria de vida do homem do campo”, destacou Lenildo.
Durante o encontro, foram apresentadas algumas das ações da SEAFDS, a exemplo da criação do Pacto Social para a construção de 2 mil barragens subterrâneas; A aquisição de mil placas para a produção de Energia Solar junto as associações dos agricultores familiares, ação essa que conta com o apoio do BNDES e custará cerca de R$ 8 milhões; A SEAFDS já apresentou ao Fundo Amazônia o projeto para Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos agricultores paraibanos; A secretaria está implementando um programa de verticalização da agricultura familiar junto ao CNPQ; A pasta ainda está desenvolvendo uma ação para a produção de sementes crioulas, aonde já tem em caixa R$ 1,5 milhão e por ultimo a SEAFDS presente em parceria com a secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba promover a recuperação de 55 pequenos reservatórios.
Ednaldo Souto da FETAG, uma das mais importantes organizações da agricultura familiar da Paraíba, composta por vários sindicatos, parabenizou o secretário pela iniciativa do governo em criar esse encontro que antecede o Planejamento Estratégico que a SEAFDS vai realizar no município de Areia de 12 a 14 deste mês, pois foram debatidos temas importantes como a assistência técnica rural, a valorização da agricultura familiar e o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas do Governo do Estado numa pauta conjunta de ações e reinvindicações.
Paulo, do CUT (Central Única dos Trabalhadores), do STR de Barra de Santana, acredita nesta parceria e afirma que há muito que trabalhar para desenvolver agricultura familiar, na Paraíba. “O apoio do governo é fundamental para pensarmos juntos numa solução dos problemas que hoje o país vive tanto na área econômica, política e hídrica”.
O governo do Estado assumiu o compromisso de buscar soluções, e priorizar dentro das solicitações aquilo que for mais urgente. Além dos representantes, participaram da mesa de honra da reunião a secretária Executiva da Agricultura Familiar da Paraíba, Mali Trevas e o gerente de projetos da SEAFDS Geovani Medeiros.
Secom – PB
Após 15 anos dedicados ao Instituto DataVox Pesquisa, Bruno Agra comunicou oficialmente seu desligamento da…
O verão promete começar com muita energia em João Pessoa. O projeto ‘Desperta Verão’, promovido…
A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, do Tribunal de Justiça da Paraíba, liberou a…
O diretório do PDT em João Pessoa protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF)…
A Câmara Municipal de Santa Rita aprovou, na manhã desta quinta-feira (2), uma resolução que…
O vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Rita, David Santana, divulgou uma…