Quarto colocado na disputa de Campina Grande no primeiro turno das eleições municipais, o deputado estadual Guilherme Almeida, do PSC, decidiu nao ficar neutro neste segundo turno e oficializou, na manhã desta terça-feira (16), durante coletiva a imprensa, o apoio a candidatura do tucano Romero ROdrigues.
No discurso, Guilherme deixou claro que não guarda mágoas do grupo Vital do Rêgo e que a decisão de apoiar a candidatura tucana era fruto de um entendimento sobre o que é melhor para a cidade.
"Minha decisão não tem nada a ver com pessoal e sim com o coleitvo. Estou olhando para o desenvolvimento da cidade e por isso decidi ficar com Romero e Ronaldo neste segundo turno", esclareceu.
Ainda no discurso, Guilherme disse que o apoio ao tucano está restrito apenas às eleições municipais de 2012 e que em nada tem a ver com 2014.
A coletiva de anúncio de apoio ao candidato do PSDB aconteceu na sede da Associação Campinense de Imprensa (ACI), na manhã de hoje.
MUDANÇA
Guilherme Almeida seguia o projeto de Veneziano desde 2004, mas mudou de postura após o grupo Vital do Rêgo ter lançado candidatura própria em 2012. Disposto a seguir em frente com um projeto solo, Almeida decidiu mudar a postura neste segundo turno anunciando apoio ao adversário do PMDB.
Sobre a decisão de Guilherme em não seguir a sua candidatura, Tatiana lamentou que o legislador esteja disposto a seguir o seu adversário, Romero Rodrigues (PSDB), visto que o deputado fez parte do Governo Veneziano desde 2004.
“Lamento por ele não usar da coerência”, declarou Tatiana.
Pronunciamento do deputado Guilherme Almeida na coletiva de apoio ao PSDB, em Campina Grande:
Discurso para a coletiva de imprensa na ACI, terça feira, 16/10/2012!
COMUNICADO AO POVO DE CAMPINA GRANDE
Cumpri com um dos maiores desafios de minha vida pública de vinte anos: ser candidato a prefeito de minha terra. Com muito orgulho participei ativamente da campanha de 2012 ao lado dos meus leais companheiros de lutas.
Fiz uma campanha limpa ao manter uma postura sem ataque pessoal a qualquer candidato e, principalmente, pude debater propostas e discutir sobre a minha cidade com as pessoas de todos os bairros. Mostrei que Campina Grande tem um potencial imenso e que acredito no desenvolvimento sustentável da nossa cidade com mais justiça social.
Quero agradecer aos eleitores que depositaram em mim sua confiança. Saio dessa eleição com mais experiência, com novas amizades e com conhecimento profundo das necessidades do povo da nossa Campina Grande. Estou melhor como pessoa e como político do que antes e levarei essa experiência para o resto da minha vida.
Agradeço também ao PCdoB, que me honrou com seu apoio e com a indicação do candidato a Vice-Prefeito o advogado Félix Araújo Neto, um homem de luta e compromissos com o povo.
É certo que as grandes mudanças começam na mobilização da cidadania, mas só se completam quando conseguem a necessária maioria nas urnas, onde, afinal de contas, está decidido o destino político de todos. Gostaria muito de ser protagonista desse segundo turno, mas respeito e tenho a humildade necessária para aceitar o resultado do primeiro turno. Não posso reclamar, essa foi a vontade do povo de Campina Grande.
Como homem público há 20 anos e Deputado Estadual não posso e não devo ficar alheio ao segundo turno em Campina Grande. Na minha carreira política a posição de “NEUTRALIDADE” não faz parte, não existe. Sou homem de coragem e de posição. Ficar neutro é passar a imagem de arrogância e prepotência, de que você se basta. É ficar indiferente ao que pode acontecer com sua cidade, perante os munícipes. Prefiro marcar posição e, posteriormente, ter legitimidade para colaborar e cobrar do vencedor.
Nunca vou “abrir mão” de ter posição, e não tenho a presunção de achar que nada presta e apenas a minha candidatura era boa. Por isso, fiz minha escolha com coragem, determinação e sem titubear.
A escolha por Romero Rodrigues se deu em cima de propostas de crescimento para Campina Grande. Conversei, demoradamente, com Romero, e tive a oportunidade de dialogar sobre nossa cidade e passar para ele um esboço do meu programa de governo. Fiquei feliz em perceber que Romero assimilou e aceitou incorporar ao seu programa de governo algumas das minhas sugestões.
Conversamos sobre a possibilidade real de ver implantadas em Campina Grande ideias que possam provocar mudanças em nossa cidade.
Além do mais, conheço Romero há muito tempo. Ele é uma pessoa educada, que não transmite arrogância, dialoga e ouve com respeito. Começamos juntos na Câmara Municipal. Depois passamos quatro anos na ALPB, em bancadas diferentes, mas sempre nos tratando com educação e lealdade recíproca.
Pela sua experiência de quatro mandatos de Vereador, um mandato de Deputado Estadual, Secretário de Estado e por exercer atualmente o mandato de Deputado Federal sinto que Romero Rodrigues está mais preparado para dirigir os destinos de CG a partir de 2013. Portanto, a partir de hoje me incorporo a sua campanha.
Reforço, a aliança firmada é em cima de convicções concretas para CG e por entender que Romero tem mais capacidade de programar as mudanças para o desenvolvimento da nossa cidade.
O acordo é republicano e decente. A aliança é em cima de projetos e princípios para Campina Grande.
Conversei com os companheiros de partido e deixei todos à vontade, mas deixei claro que GUILHERME ALMEIDA estará ao lado de ROMERO RODRIGUES e pedirá votos para ele, participando ativamente da campanha nesse segundo turno.
Afirmo, a aliança se restringe à eleição de 2012 e não será estendida a ALPB, de modo que continuo na oposição ao governo Ricardo Coutinho.
A eleição de 2014 não foi inserida nessa decisão, pelo simples fato de estarmos preocupados, primeiro, com o destino atual de nossa cidade.
Finalizo dizendo que continuo sonhando com uma Campina Grande mais feliz! Muito obrigado!
Campina Grande, 16 de outubro de 2012.
Guilherme Almeida – Deputado Estadual.
Márcia Dias com informações e fotos de Simone Duarte
PB Agora