Hegemonia do clã Cunha Lima em CG dura mais de três décadas, com apenas uma interrupção neste período

PUBLICIDADE

A família Cunha Lima domina a política em Campina Grande há mais de três décadas, consolidando-se como a principal força da cidade desde a eleição de Ronaldo Cunha Lima nos anos 1980. Esse domínio político só foi interrompido uma vez, quando Veneziano Vital do Rêgo, rompendo com a hegemonia do clã, foi eleito prefeito em 2004, derrotando Rômulo Gouveia, o candidato apoiado pela família.

A ascensão política da família começou com Ronaldo Cunha Lima, que consolidou sua liderança em Campina Grande ao ser eleito prefeito em 1983. Conhecido como um dos grandes líderes políticos da Paraíba, Ronaldo deixou sua marca no município e inspirou seu filho, Cássio Cunha Lima, a seguir o mesmo caminho. Em 1989, Cássio foi eleito prefeito pela primeira vez, dando continuidade ao projeto político da família.

Após o primeiro mandato de Cássio, Félix Araújo Filho assumiu a prefeitura em 1993, com o apoio da família Cunha Lima. Assim, a influência do clã continuou firme na política campinense. Em 1997, Cássio retornou à prefeitura, sendo reeleito para um segundo mandato e renunciando em 2002 para concorrer ao governo do estado, o que levou a vice-prefeita eleita, Cozete Barbosa, ao cargo de prefeita. Embora Cozete tenha assumido a administração, ela foi eleita junto de Cássio, o que manteve a hegemonia intacta.

O único ponto de ruptura ocorreu em 2004, quando Veneziano Vital do Rêgo foi eleito prefeito de Campina Grande, superando Rômulo Gouveia, candidato apoiado pela família Cunha Lima. Veneziano representou uma quebra significativa no domínio do clã ao obter apoio popular e vencer a eleição contra o então candidato da situação. Ele foi reeleito em 2008 derrotando Rômulo novamente, consolidando um mandato de oito anos, o mais longo período de afastamento da família Cunha Lima do poder em Campina Grande.

Após o ciclo de Veneziano, a hegemonia dos Cunha Lima foi restaurada em 2013, com a eleição de Romero Rodrigues, primo de Cássio Cunha Lima, que governou Campina Grande por dois mandatos consecutivos. Romero manteve a marca do clã na administração da cidade e, ao fim de seu segundo mandato, deu lugar a outro membro da família, Bruno Cunha Lima, sobrinho-neto de Ronaldo. Em 2020, Bruno foi eleito prefeito e, agora reeleito, assegura a continuidade da liderança da família Cunha Lima na política de Campina Grande.

Ao longo de mais de três décadas, a família Cunha Lima conseguiu não apenas conquistar o poder em Campina Grande, mas também mantê-lo, com um breve intervalo. A liderança de Ronaldo Cunha Lima foi sucedida por Cássio, Romero e Bruno, formando uma linhagem de governantes que marcaram a cidade, reforçando o poder e a influência da família no cenário político paraibano.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa ganha Portal de Negociações para multas de trânsito; saiba como funciona

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…

22 de novembro de 2024

Divulgadas datas da Festa da Luz 2025; confira!

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…

22 de novembro de 2024

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024

Cândida Vargas ganha reforço na segurança com instalação de catracas de reconhecimento facial

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 pode começar a ser analisado pela PGR na próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…

22 de novembro de 2024