O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), anunciou nesta terça-feira (27) que estão suspensos a partir deste dia os salários dos servidores que não participaram do “censo” da Casa. A suspensão do salário não atinge os funcionários que começaram o processo e não concluíram.
“Os que não iniciaram o processo de recadastramento, após 60 dias de prazo, terão a partir de hoje os salários suspensos. Vamos ver o que aconteceu com cada um deles porque realmente a situação é estranha”, disse Heráclito.
Para o primeiro-secretário, os funcionários que sequer entraram no sistema são, sim, “possíveis fantasmas”. “Eles não aparecem, estão recebendo e não tomaram nenhuma iniciativa de regularizar a situação. Se eles não são fantasmas, estão fantasmas”. Ele destacou que não é possível fazer a demissão de imediato e é necessário analisar cada caso.
Serão suspensos os salários apenas dos funcionários que não chegaram a iniciar o recadastramento. Segundo a Primeira-secretaria, este número está entre 78 e 88 servidores. O número oficial deve ser divulgado durante o dia.
Outros 358 servidores iniciaram o processo do “censo”, mas não concluíram. Estes ganharão mais uma chance. Seus chefes serão avisados do fato e eles deverão ter até 15 dias para regularizar a situação.
G1