“Que venham para cá e reivindiquem de forma ordeira que terá todo nosso apoio. Quando decreta ponto facultativo atinge de morte o comércio de municípios tão sofridos”. O alerta é do deputado estadual Hervázio Bezerra, do PSB, ao fazer um apelo para que os prefeitos não decretem paralisação contra o Governo Federal no próximo dia 30 pois, segundo ele, o comércio é que vai sofrer as consequências.
Um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), apontou, no último semestre, que 51% das prefeituras brasileiras apresentaram um déficit nas receitas e um aumento do gasto público, fazendo com que as gestões desembolsassem mais do que recebem mediante a aplicação de impostos ou pelo recebimento de repasses.
Com essa redução, diversos prefeitos criaram o movimento “Sem FPM não dá”. Na Paraíba, o movimento é capitaneado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP) e teve a adesão de 100% das cidades.
Os municípios querem chamar a atenção do governo federal para a situação dos Municípios, principaslmente as crises financeiras enfrentadas diante da diminuição de arrecadação proveniente da oscilação do FPM além dos abonos no CIDE Combustível.