Categorias: Política

Homologado em 2010, concurso da Polícia Civil segue ignorado por RC; Governo da PB evita assunto

PUBLICIDADE

Prazo para nomeação expira no dia 06 de março de 2014

Há três anos aguardando a convocação para o Curso de Formação na Academia de Polícia Civil da Paraíba e outra parte esperando apenas pela sonhada nomeação, os concursados aprovados no certame realizado pelo Governo do Estado, ainda na gestão Cunha Lima, seguem sem perspectivas de serem lembrados e correm até mesmo o risco de ver expirado o prazo de prorrogação da validade do concurso.

O certame foi realizado no ano de 2008, mas foi homologado apenas em 2010. Como a validade do concurso era de dois anos, prorrogáveis por mais dois, o Governo do Estado tem até o início do 1º semestre de 2014 para fazer a nomeação dos aprovados, já que, como é candidato à reeleição, o governador Ricardo Coutinho (PSB) não poderá nomear nos seis meses anteriores ao pleito, sob pena de incorrer em crime eleitoral.

O primeiro turno das eleições que vai eleger o próximo governador do Estado está agendado para ocorrer no primeiro domingo do mês de outubro do próximo ano.

Para piorar a situação, a maioria dos concursados aprovados ainda não foi convocada para fazer o Curso de Formaçao da Acadepol, que tem uma duração de aproximadamente seis meses e é pré-requisito obrigatório para ingressar na carreira de policial civil.

Assim, como em uma contagem regressiva, o Governo do Estado terá até setembro de 2013 para convocar os aprovados para realizar o curso de formação e até março de 2014 para nomeá-los, caso contrário o certame perderá a validade, deixando mais de 500 pessoas impedidas de ingressarem na vida pública pela forma mais constitucional possível, que é através do concurso público.


GOVERNADOR EVITA TOCAR NO ASSUNTO

A última vez que falou sobre a espera dos concursados aprovados no concurso da Polícia Civil foi no final de 2012. Desde então o governador evita tocar no assunto. Nessa semana, Coutinho concedeu entrevista a uma emissora de rádio e apesar de ter sido indagado pelas redes sociais, o gestor nada falou sobre tema.

Ainda no final do ano passado, Ricardo disse que reconhece que o efetivo da Polícia Civil, para começar a dar resultados, precisaria de pelo menos o triplo do efetivo atual, no entanto, não fez nenhum prognóstico sobre a possibilidade de convocar os concursados aprovados no último certame, realizado ainda em 2008.

 

“O efetivo da Polícia Civil é pouco diante da necessidade, é um efetivo que você deveria multiplicar por três para dar respostas concretas, mas o Estado ainda não pode ampliar esse número porque já está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse.

 

À época, Ricardo Coutinho deixou claro que recebeu dos outros Governos um Estado já com uma folha de pagamento dentro do limite e que não pode ultrapassar esse limite porque o Estado ficaria inviabilizado de ter acesso a outros investimentos.

 

“Eu estou reconhecendo que o efetivo da Polícia Civil teria que ser triplicado e você me perguntaria por que então eu não faço concurso e eu respondo – porque o Estado não pode, essa foi a herança que eu recebi, estamos no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não podemos fazer concursos”, disse.


DAS VAGAS

Até agora, dos 424 alunos que concluíram o Curso de Formação da Polícia Civil na Academia de Ensino de Polícia, 201 foram nomeados, restando um total de 203 policiais civis a serem chamados, mesmo tendo já concluído o curso.

O Edital do Concurso Público da Polícia Civil para o Nível Superior disponibilizou 909 vagas distribuídas nos Cargos Efetivos de Delegado de Polícia, Perito Oficial Criminal, Perito Oficial Médico-Legal, Perito Oficial Odonto-Legal e Perito Oficial Químico Legal Agente de Investigação e Escrivão de Policia.

Já para o nível médio foram oferecidas 253 vagas distribuídas para os Cargos Efetivos de, Papiloscopista, Técnico em Perícia, Necrotomista e Motorista Policial.

Como o concurso ofereceu um total de 1162, mais de 800 aprovados aguardam a convocação, destes, a maioria aprovado para a vaga de Agente da Polícia Civil.

 

DÉFICIT

Em manifesto divulgado a população, a Comissão de Concursados da Polícia Civil da Paraíba (CCPCPB) argumenta que a Lei Estadual, 8.672/08 preconiza que o efetivo da Polícia Civil da Paraíba deve ser de mais de 8mil homens, no entanto, há pouco mais de mil efetivos.

“O momento atual é delicado, pois observamos aumento nos diversos índices das criminalidades em toda Paraíba. Infelizmente, acostumamos a almoçar assistindo sangue nos programas policiais televisivos locais. Há migração da bandidagem para nosso Estado, até porque nossos vizinhos, Pernambuco e Rio Grande do Norte, têm investido em concursados e aumentaram seus efetivos da Polícia Civil que é quem de fato dá respostas à sociedade no que concerne à investigação dos casos, das denúncias, fomentando inquéritos, gerando maior sentimento de justiça e maior sensação de segurança no geral”, diz trecho do manifesto.
 

 

REPERCUSSÃO

 

Em março de 2012 o Jornal Nacional levou ao ar uma reportagem aonde denunciava os Governos da Paraíba e de Pernambuco por não convocarem os concursados aprovados no concurso e que estavam dentro das vagas oferecidas no Edital.

 

Segundo a reportagem, apesar de todos os aprovados estarem dentro das vagas previstas pelo edital, no caso da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho (PSB), simplesmente não cumpriu com o previsto e quando o Ministério Público acionou a Justiça para garantir a nomeação dos 800 aprovados o governo conseguiu uma medida para postergar ainda mais as nomeações.

 

VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE MOSTRA AS DUAS VERSÕES DO GOVERNADOR SOBRE O TEMA

 

Apesar de não dá nenhum prognóstico sobre a nomeação dos concursados da Polícia Civil, o Governo do Estado não lida com o setor administrativo da mesma maneira, já que nomeou nos primeiros meses de 2013 mais de 5 mil aprovados em concurso do magistério e de técnico administrativo do Estado. O fato é tido como inédito, visto que em nenhum Governo anterior há registros de uma nomeação em massa.

CONTATO

A reportagem do PB Agora tentou entrar em contado com o governador e com a Secretária de Comunicação Estela Bezerra, até mesmo através das redes sociais, mas não obteve nenhum retorno ou resposta da administração sob o tema.


VEJA A PORTARIA QUE PRORROGOU O CONCURSO

 

Portaria n.º 247/SEAD. João Pessoa, 19 de junho de 2012. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO, nos termos do artigo 37, inciso III, da Constituição Federal c/c o artigo 30, inciso IX, da Constituição do Estado e tendo em vista definição contida no item 15.1 do EDITAL Nº 01/2008/SEAD/SEDS de Abertura de Inscrições para realização de Concurso Público para Provimento de cargos efetivos no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, publicado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 30 de setembro de 2008, cujo resultado foi Homologado através da Portaria nº 190/GS/SEAD, publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 30 de junho de 2010, RESOLVE prorrogar, por mais 02 (dois) anos, a validade do Concurso Público para Provimento de cargos efetivos da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social. http://www.paraiba.pb.gov.br/50772/diario-oficial-20-06-2012.html


Márcia Dias


PB Agora

 

 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa tem 5º melhor desempenho entre as capitais brasileiras com geração de 41 mil postos de trabalho

João Pessoa registrou um saldo positivo de 1.164 postos de trabalho com carteira assinada, segundo…

7 de setembro de 2024

Tudo dentro da lei: Justiça Eleitoral descarta material de campanha irregular de Cícero

A Justiça Eleitoral da Paraíba foi levada a fazer uma averiguação de denúncia vazia e…

7 de setembro de 2024

Vice-governador participa  de desfile cívico-militar da Independência do Brasil em JP

O vice-governador Lucas Ribeiro participou, na manhã deste sábado (7), do tradicional desfile cívico-militar de…

7 de setembro de 2024

Motociclista morre ao ser arremessado contra caminhão-tanque no viaduto das Três Lagoas, em JP

Um motociclista de 36 anos morreu na manhã deste sábado (7) após um grave acidente…

7 de setembro de 2024

Mídia nacional traça perfil de Hugo Motta e o aponta como próximo todos

Uma reportagem do Infomoney, divulgada nesta semana, trouxe um perfil de quem é o paraibano…

7 de setembro de 2024

Paraíba sob alerta de vendaval: Inmet emite aviso para ventos fortes neste sábado

Neste sábado (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial…

7 de setembro de 2024