O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira que visitará o Brasil "no fim de março". De acordo com o líder, o encontro com a presidenta Dilma Rousseff vai dar prosseguimento às reuniões bilaterais trimestrais estipuladas com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Chávez fez o anúncio ao receber em seu escritório o vice-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Alexandre Teixeira.
No fim de semana, Chávez tinha dito que o encontro aconteceria neste sábado (11), informação desmentida por Brasília. Em seu pronunciamento desta quarta-feira, o líder venezuelano não explicou a confusão.
"No fim de março, estaremos cumprindo o acordo de que a cada três meses haja reunião entre a presidente Dilma e este humilde servidor para continuar impulsionando o eixo Caracas-Brasília", disse Chávez. "Estamos revisando essas linhas estratégicas e elaborando a nova agenda para a visita.".
Chávez acrescentou que serão debatidos os "temas agrícolas, petroquímicos e industrias e a questão da infraestrutura de integração terrestre, marítima, aérea e fluvial". Segundo o líder venezuelano, a união entre Brasil e Venezuela tem muito a fornecer "como mecanismo dinamizador à União Sul-Americana, essa nossa grande pátria, zona de paz, de democracia, de harmônica irmandade e desenvolvimento".
Chávez e Teixeira reuniram-se no palácio presidencial de Miraflores em Caracas para discutir nove linhas de cooperação bilateral, especialmente nas áreas estratégica e financeira.
Com EFE e AFP