Em um jantar com a bancada de Minas Gerais, realizado esta semana, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), fez uma promessa importante: ele se comprometeu a colocar em pauta uma proposta que visa limitar as prerrogativas do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta, que propõe restringir os temas sobre os quais os ministros do STF podem tomar decisões monocráticas, foi um dos principais assuntos levantados pela ala bolsonarista, que tem pressionado pela formação das comissões para avaliar propostas de emendas constitucionais.
O deputado Zé Vitor (PL-MG), que participou do encontro, afirmou que Motta deu a entender que a proposta será colocada em tramitação: “Ele deu a entender que vai colocar isso na pauta”, comentou o parlamentar.
Essa atitude de Hugo Motta reflete uma estratégia de manter um equilíbrio político, atendendo tanto à ala mais à direita quanto a mais à esquerda, enquanto se prepara para assumir a presidência da Câmara. Embora tenha cedido em relação à agenda bolsonarista, alguns analistas acreditam que essa postura pragmática pode ser uma forma de evitar concessões mais arriscadas e polêmicas, como as que buscam dar ao Congresso o poder de reverter decisões da mais alta corte do país.
Ao prometer avançar com essa proposta, Motta sinaliza que sua presidência poderá ser marcada por um equilíbrio delicado entre diferentes setores do espectro político, com uma estratégia de movimentos cuidadosos para agradar diferentes alas sem comprometer sua liderança.
As informações são da coluna da jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense.
Redação
A moeda brasileira, o “Real”, tem sucumbido diante do dólar nos últimos dias. A moeda…
O jornalista Jonas Batista, repórter da TV Correio, segue internado no Hospital Santa Isabel, em…
Na última sessão do ano, o Senado Federal aprovou o pacote fiscal enviado pelo Executivo,…
Já aprovado no Congresso Nacional e enviado à sanção do presidente da República, o projeto…
A direção dos terminais rodoviários de João Pessoa e Campina Grande, os maiores da Paraíba,…
O governador da Paraíba, João Azevedo, anunciou nesta sexta-feira (20), uma importante mudança no funcionalismo…