Categorias: Política

Hugo Motta vai reunir líderes a favor da anistia em 1º de abril

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai se reunir com os líderes dos partidos favoráveis à votação do projeto de anistia aos condenados dos atos de 8 de Janeiro, na próxima terça-feira (1º.abr.2025), pela manhã, assim que retornar ao Brasil após viagem ao Japão. A informação foi compartilhada pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), durante encontro da bancada na tarde desta terça-feira (25.mar). Segundo Sóstenes, Motta havia feito esse compromisso com ele durante reunião realizada na última sexta-feira (21.mar).

De acordo com Sóstenes, o projeto já conta com o apoio de oito partidos: PL, União Brasil, Progressistas, Republicanos, PSD, Podemos, Novo e PSDB. A oposição ainda tenta atrair o apoio do Solidariedade, que, apesar de ter apoiado a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem demonstrado distanciamento devido às críticas do presidente da sigla, Paulinho da Força (SP), à gestão petista. Motta informou que pretende ouvir os partidos para decidir, em conjunto, se o projeto será discutido na reunião semanal de líderes, que ocorre às quintas-feiras e define a pauta da semana seguinte.

Caso isso se concretize, o líder do PL deverá apresentar na quinta-feira (3.abr) o requerimento de urgência para a votação do projeto na Câmara. Sóstenes acredita que já há mais de 300 votos favoráveis à proposta no plenário. Caso contrário, o PL ameaça entrar em obstrução. “No entanto, não percebi em nenhum momento que o presidente Hugo Motta tenha a intenção de não votar a urgência. Pelo contrário, acredito que ele está convencido pelo número de partidos a favor, fruto do trabalho do presidente Bolsonaro”, afirmou o deputado em reunião da bancada.

Além disso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez ligações pessoais aos presidentes do PSDB, Marconi Perillo, e do Podemos, Renata Abreu, pedindo que orientassem os líderes de suas bancadas a assinar o requerimento de urgência.

Por fim, Sóstenes destacou que a situação com o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), está resolvida. Pereira havia manifestado preocupação de que a anistia “contaminasse” o debate eleitoral de 2026, mas após conversas com Sóstenes, ele e o líder do Republicanos na Câmara, Gilberto Abramo (MG), afirmaram que a maioria da bancada apoia a anistia e o partido estará alinhado com a proposta.

Redação

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Fernanda Alvino toma posse como presidente do PSB em Santa Rita

Na tarde deste sábado (29), Fernanda Alvino foi oficialmente empossada como presidente do Partido Socialista…

29 de março de 2025

Descarte de esgoto na orla de João Pessoa será debatido na CMJP

O descarte de esgoto e dejetos na orla de João Pessoa será debatido em sessão…

29 de março de 2025

VIOLÊNCIA: jovem é morto a tiros dentro de barbearia em Mamanguape

Um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros na tarde deste sábado (29), dentro…

29 de março de 2025

Leo Bezerra assume presidência do PSB na capital e não descarta disputa em 2026: “Soldado do partido”

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), assumiu oficialmente a presidência do diretório municipal…

29 de março de 2025

Procon-PB realiza 90º mutirão de renegociação de dívidas em João Pessoa

O Procon Estadual da Paraíba realiza, a partir desta segunda-feira (31) até o dia 4…

29 de março de 2025

MPPB investiga uso indevido de vagas de estacionamento por motoristas de app no Aeroporto Castro Pinto

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca…

29 de março de 2025