IAra: TRE-PB lança ferramenta que vai auxiliar a Justiça Eleitoral no combate à desinformação

PUBLICIDADE

O Sistema IAra foi apresentado pelo professor Leonardo (UFPB), durante evento realizado na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

O Sistema IAra foi revelado ao público durante evento realizado Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta sexta-feira (19). Aberto pela presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, o evento “Panejamento e Gestão Democrática das Eleições 2024 – Cidadania e acolhimento, atraiu um grande e diversificado público, com representantes de inúmeras instituições governamentais, da imprensa e da sociedade civil organizada, que vieram ao Regional presenciar o lançamento do sistema.

O Sistema IAra foi formatado para auxiliar magistrados e magistradas em tomada de decisões, em processos que envolva o mau uso da Inteligência Artificial (IA), com foco na detecção das Deep fakes. A ferramenta foi desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba em parceria com o TRE-PB.

A desembargadora Agamenilde Dias, ao abrir o evento, destacou que “a identificação da utilização de tecnologias de inteligência artificial que possam comprometer as eleições e a democracia é uma preocupação constante da Justiça Eleitoral brasileira, especialmente em tempos em que a comunicação e autocomunicação de massa são realizadas sem compromisso com a verdade”.

A magistrada acrescentou que a “má utilização dessas ferramentas digitais representam um risco para a Democracia, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, nas ações do Planejamento e Gestão Democrática das Eleições 2024 – Cidadania e Acolhimento, vem empenhando esforços, também, no desenvolvimento de ferramenta para identificar deep fakes para auxiliar a tomada de decisão de magistradas e magistrados durante o processo eleitoral”.

O conhecimento científico foi, ainda, ponto do discurso da presidente do Regional, ao destacar que A Academia, como microssistema de construção de conhecimento técnico, e a Justiça Eleitoral paraibana, com a utilização do software serão capazes de barrar (ou pelo menos minimizar) a proliferação da desinformação nas eleições que se aproximam.

Palestra

O evento teve seguimento com a palestra do professor Diogo Rais Rodrigues Moreira, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que discorreu sobre o tema ‘Direito Eleitoral Digital – desafios e oportunidades no contexto da Inteligência Artificial’

Na sequência, foi realizada uma mesa redonda com mediação do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB (STIC), José Vinícius Veloso Alves, abordando o tema: “Verdade em Debate: Desvendando Deep Fakes Eleitorais”, com a participação do coordenador do Gabinete de Segurança Institucional das Eleições de 2024 do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Paulo Tamburini, e do delegado da Polícia Federal e chefe do Serviço de Inteligência Policial da Superintendência da Paraíba, Victor Arruda de Oliveira.

IAra

Coube ao professor Leonardo Wanderley Lopes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fazer a apresentarão da esperada ferramenta de apoia à detecção de deep fakes em áudios – cujo nome, IAra, foi revelado pelo próprio professor, no encerramento de sua apresentação.

Pacto

O evento foi coroado com a celebração do ‘Pacto Contra a Desinformação’, documento assinado por representantes de entidades signatárias do propósito de estabelecer um compromisso em prol da democracia, por meio do combate à desinformação. Entre os signatários, estão o Governo do Estado, o Poder Legislativo, a OAB, partidos políticos e entidades classistas representantes da Imprensa e da Mídia Digital.

Nome da ferramenta

A Iara, também conhecida como ‘mãe d’água, é uma entidade que faz parte do folclore brasileiro, muito conhecida na região Norte do Brasil. Na lenda, diz-se que a Iara é uma sereia, sendo parte mulher e parte peixe. Ela mora dentro de um rio e possui grande beleza física e uma bela voz. Ela usa esses atributos (beleza e voz) para seduzir homens que estão navegando no rio ou que estão às margens dele.

 

Ascom / TRE-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024