Imprensa nacional revela que PP quer Aguinaldo Ribeiro na presidência da CCJ da Câmara

PUBLICIDADE

Em meio à intensa disputa pelo comando das comissões na Câmara dos Deputados, uma ala do Progressistas (PP) na Paraíba expressa o desejo de ter o deputado federal Aguinaldo Ribeiro à frente da importante Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A pauta legislativa, que deveria estar a todo vapor após o término do recesso, enfrenta obstáculos devido à indecisão sobre quem presidirá os colegiados, principalmente a CCJ. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desempenha um papel central nessa definição, seguindo critérios de proporcionalidade partidária.

Atualmente, o Partido Liberal (PL) detém a maior bancada, com 96 deputados, seguido pela Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, com 81 parlamentares. O bloco formado por União, PP, PSDB, Cidadania, Avante, Solidariedade e PRD também se destaca, com 162 parlamentares.

A maior controvérsia entre os líderes partidários e o presidente Lira gira em torno da presidência da CCJ. O acordo firmado em 2023 dava ao PL o comando da comissão em 2024, mas a indicação da deputada Caroline de Toni (PL-SC) não encontra consenso, especialmente com Lira, que a considera radical.

Além do PL, duas siglas do Centrão, União Brasil e Progressistas (PP), buscam influenciar a escolha para a liderança da CCJ. Uma ala do PP sugere Aguinaldo Ribeiro como o nome ideal para presidir a comissão, enquanto Lira parece inclinado a favor de Elmar Nascimento, do União Brasil, para essa posição estratégica.

O fato de Lira apoiar um deputado de outra sigla para a presidência da CCJ tem causado desconforto entre alguns parlamentares do PP. A decisão final sobre o comando das comissões deve ser discutida na próxima reunião de líderes, agendada para a próxima terça-feira, com expectativa de definição até sexta-feira.

Além da CCJ, o PP também cogita a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), crucial para a votação do Orçamento da União do próximo ano. A disputa pela CMO envolve também o União Brasil e o PT, este último, abrindo espaço para a base governista.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024