A Paraíba o tempo todo  |

Indicado para o TCU, Vital será sabatinado hoje pela CAE

 Indicado por líderes partidários para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), osenador paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB), será sabatinado nesta terça-feira (02), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele deverá ocupar na Corte a vaga de José Jorge, que se aposentou ao completar 70 anos – idade máxima permitida para a permanência no serviço público.

Nascido em 1963 em Campina Grande (PB), Vital do Rêgo é, além de político, advogado e médico. Foi vereador em sua terra natal (1989-1995), deputado estadual por três mandatos (1995-2007) e deputado federal (2007-2011). Nas eleições de 2010, elegeu-se senador com 869.501 votos.

Seu mandato de senador pela Paraíba, que começou em 2011, encerra-se em 2019. Se for aprovado pelo Plenário, assumirá em seu lugar no Senado o primeiro suplente, empresário Raimundo Lira.

No Senado, Vital se destacou em importantes relatorias e comissões. Chegou à presidência de três CPIs, duas mistas (a do Cachoeira, encerrada, e da Petrobras, em curso) e a exclusiva de senadores sobre as irregularidades nesta companhia petrolífera. É também presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e relator de importantes matérias, entre elas o novo Código de Processo Civil. Ele também foi presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), e comissão que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco.

 

Em recente entrevista a Rádio Campina FM, Vital do Rêgo revelou que recebeu com alegria a notícia e que vai representar seu estado com dignidade. Ele afirmou que seu nome ainda passará por votações e que depois disso é que pode adiantar as novidades rumo ao TCU.

– É uma honra receber essa indicação do meu partido, o PMDB. Quero estar representando a Paraíba com dignidade e respeito. Recebi com alegria. Só adiantarei algo mais após as votações – comemorou.

Vital também falou em tom de felicidade, que a indicação é a sua coroação política, depois de ter passado pela Câmara Municipal de Campina Grande, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e o Senado.

– É um coroamento de uma vida política de anos. Fui vereador, deputado estadual, líder do governo, líder das oposições, deputado federal e agora senador. Já percorri todas as etapas. Já galguei todos os espaços e me vejo hoje na condição de indicado ao TCU – finalizou.

Vital será o segundo paraibano a ocupar o cargo federal, o primeiro foi o ex-governador João Agripino que também implementou o Tribunal de Contas da Paraíba.

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe