O cenário de aprovação recorde da maneira de governar de Dilma Rousseff pode ser ainda é maior se analisado o recorte regional. É no Nordeste que a presidente tem maior aprovação pessoal: 85%, contra 79% de média nacional.
A avaliação favorável ao governo também é maior na região, com 72% de avaliação ótima ou boa para a gestão de Dilma Rousseff. O cenário é cerca de 12 pontos percentuais maior do que a média das outras regiões, que é de 60%.
Apesar da tendência de grande aprovação dos governos petistas no Nordeste, no primeiro trimestre deste ano Dilma intensificou sua agenda de viagens à região. Estados nunca antes visitados em seu mandato, como o Piauí, por exemplo, foram destino da presidente neste ano. As agendas realizadas na região também tendem a ser positivas, geralmente relacionadas a inaugurações de grandes obras ou entregas de moradias do programa Minha Casa Minha Vida.
Além da aprovação pessoal e de governo ser maior, outros indicadores da pesquisa também apontam um cenário mais positivo a Dilma com este recorde. Ao analisar o grau de otimismo com o restante do governo, 74% dos entrevistados nordestinos acreditam que os próximos meses da gestão da presidente serão ótimos ou bons. No cenário nacional, o otimismo é de 65%.
Terra