A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Indígenas paraibanos marcham em JP contra ‘marco temporal’ e criticam votos favoráveis dos deputados paraibanos

Representantes dos povos originários da Paraíba, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e membros da comunidade se reuniram, ontem, no Campus 1 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em ato contra o marco temporal para demarcação das terras indígenas. A medida aprovada na Câmara dos Deputados, contou com sete votos favoráveis dos doze deputados federais paraibanos três votaram contra e dois estiveram ausentes da sessão.

A concentração do ato aconteceu na UFPB. Em seguida, os manifestantes saíram em caminhada até a Praça dos Três Poderes, no Centro da capital. Representantes dos Potiguara, Tabajara e Kariri da Paraíba participaram da manifestação, que reforçou o posicionamento dos povos originários contra a demarcação de suas terras segundo a data de promulgação da Constituição Federal, de 1988, como marco temporal para a demarcação de terras indígenas no Brasil, o que pode representar uma perda de 63% das terras indígenas demarcadas ou em demarcação.

Recentemente o presidente estadual do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, avaliou o voto favorável de alguns deputados paraibanos que aprovaram o projeto de lei sobre o marco temporal da ocupação de terras por povos indígenas (PL 490/07). “É o Centrão sendo Centrão”.

Ao todo foram 283 votos a favor e 155 votos contra, com 1 abstenção. Dos doze deputados paraibanos, sete votaram a favor, três votaram contra e dois estiveram ausentes da sessão. Na votação que ocorreu na noite desta terça-feira (30) os deputados paraibanos que estiveram do mesmo lado e disseram SIM ao PL 490/07 foram: Agnaldo Ribeiro (PP), Cabo Gilberto (PL), Hugo Motta (Republicanos), Mersinho Lucena (PP), Romero Rodrigues (PSC), Ruy Carneiro (PSC), Wellington Roberto (PL). Votam contra o texto: Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT) e Murilo Galdino (Republicanos). Estiveram ausentes na sessão os deputados Dr. Damião (União) e Wilson Santiago (Republicanos).

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe