Brasília – O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), disse, há pouco, que está fazendo um esforço para que os partidos retirem alguns dos destaques apresentados ao projeto Ficha Limpa. O texto base da proposta foi aprovado na semana passada, mas nove destaques ainda faltam ser analisados para que a votação seja concluída. Só depois, o texto pode seguir para o Senado.
“Estou fazendo esforço para que muitos destaques sejam retirados. Quero ver se até hoje à noite nós liquidamos esse assunto. Nós cumprimos o calendário, mas faltam os destaques. Se retirarem vários, podemos terminar hoje à noite”, disse Temer.
Alguns dos destaques que faltam ser analisados desfigurariam o projeto Ficha Limpa caso aprovados. Um deles, de autoria do vice-líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), retira do texto a inelegibilidade provocada por decisão de colegiado nos casos de corrupção eleitoral, compra de votos, doação ou uso ilícito de recursos de campanha e conduta proibida a agentes públicos em campanhas.
Na prática, a aprovação deste destaque manteria a legislação atual sem alterações, e os políticos acuados destes crime só ficariam inelegíveis quando a condenação não houve mais possibilidade de recurso.
Michel Temer disse, esta manhã, que este é um dos destaques que ele trabalha para que seja retirado pelo partido. “Evidentemente se voltar a tese do transito em julgado evidentemente desfigura projeto inaugural. Creio que sobre esse destaque ainda haverá ajustamentos para sua retirada”.
Estadão
Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…
Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar…
O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…
Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem feito…