Até as 23h59 de hoje, o Litoral paraibano deve registrar ventos com velocidade entre 11 e 16 m/s (40-60 km/h), segundo nota emitida ontem pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Como consequência, o mar está mais agitado, com ondas intensas e maré alta, uma situação meteorológica que demanda atenção.
De acordo com o meteorologista e chefe do setor de previsão do Inmet, Ednaldo Correia, a mudança é causada por um fenômeno chamado “centro de alta pressão”, comum durante o período chuvoso em que os oceanos estão mais cheios. Como benefício, a intensidade dos ventos reduz a temperatura, aumentando a sensação de bem-estar entre a população. Por outro lado, o mar fica mais agitado com incidência das chamadas “ressacas”, nome dado ao acúmulo de ondas nas praias. Pode haver destelhamentos e quedas de árvores e fios elétricos.
Para o Inmet, a situação é de perigo potencial e orienta a população a manter cuidado ao praticar atividades sujeitas a riscos durante todo o dia. “Deve-se também evitar estacionar embaixo de árvores e atividades realizadas no mar, além de permanecerem em locais de risco de deslizamento”, alerta Ednaldo.
Ele informa ainda que é esperado 346 milímetros cúbicos (mm³) do volume de chuva, durante todo o mês, em João Pessoa, de acordo com a média histórica, e que estão previstas marés mais fortes, com ondas acima de dois metros. Assim, quem vai à praia e também pescadores devem ter atenção redobrada.
Redação