O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), assegurou que todos os candidatos que disputarão as eleições de outubro terão escolta policial. A declaração foi feita nesta terça-feira (17), durante entrevista ao Portal da Capital, em resposta a preocupações sobre possíveis interferências do crime organizado nas campanhas eleitorais de João Pessoa.
João explicou que a medida visa garantir a segurança dos candidatos em todos os eventos registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), para combater a ideia de que a violência está afetando a disputa na capital. “Qualquer candidato que tenha sua programação registrada no TRE e o tribunal nos passar essa programação, nós vamos garantir o acesso para qualquer local em que ele deseje realizar o evento. Isso é para quebrar essa mística que estão tentando criar sobre João Pessoa, às vezes factóides que surgem em momentos de disputa”, afirmou o governador.
A polêmica começou após Ruy Carneiro (Podemos), candidato à prefeitura de João Pessoa, alegar que criminosos teriam impedido a realização de um comício seu em um bairro da cidade. João Azevêdo, no entanto, destacou que uma investigação da Polícia Civil não encontrou evidências de interferência criminosa no caso.
“Essa foi a análise da Polícia Civil. O material foi encaminhado à Polícia Eleitoral, que concluiu que não se tratava de crime eleitoral. A investigação mostrou que o dono do circo, supostamente ameaçado, negou veementemente ter mandado qualquer áudio e até entrou com representação contra o candidato que o acusou”, esclareceu Azevêdo, referindo-se ao caso específico mencionado por Carneiro.
O governador finalizou sua fala lamentando que episódios como esse façam parte das disputas eleitorais, mas reforçou que o governo está empenhado em garantir a segurança e a lisura do processo democrático.
PB Agora