Historicamente falando, a participação de jovens em questões políticas se mostrou muito efetiva. Caso procuremos, mesmo em situações particularmente recentes, vemos que os jovens que têm sua vida voltada para os interesses políticos se mostram determinados e dedicados não apenas a ideais que favorecem sua categoria, voltada mais para o público estudantil, como também um infinito de melhorias sociais. Neste sentido um vídeo do jovem empreendedor campinense, Dimitri Macedo, vem viralizando nas redes sociais, onde destaca as qualidades necessárias ao bom representante público como: Ficha Limpa, trabalhador e competente. Ele cita como exemplo dessas qualidades o senador Raimundo Lira (MDB).
“Eu fico muito feliz, em acompanhar os trabalhos do senador Raimundo Lira. Um homem que em mais de 40 anos como empresário, não sofreu sequer uma ação trabalhista, isso demostra sua seriedade e compromisso com as pessoas, principalmente as do nosso Estado. Ele tem sido considerado um senador municipalista que olha pelas demandas, das pequenas, médias e grandes cidades do nosso Estado. Quem em 2018, ele possa receber todo o apoio do nosso povo para que seu mandato seja renovado e esse trabalho tão bons possa continuar. Como jovem e empresário fico feliz de falar um pouco, das qualidades de Lira. Eu tenho esperança e exemplo, na pessoa do senador Raimundo Lira”, afirmou Dimitri. Veja o depoimento completo no link: https://youtu.be/K6C7AHJtlbc
O jovem fala que, apesar de já ter melhorado muito, a participação de jovens na politica ainda é insuficiente e defende o engajamento da juventude em assuntos que são de interesses de todos. Ele considera, que parte do desinteresse da juventude com a politica se deve ao atual momento político, onde parte do representantes públicos está envolta em escândalos de corrupção e neste sentido lembra que a recente pesquisa nacional ‘Retratos da Sociedade Brasileira – Perspectivas para as eleições de 2018’, feita pelo Ibope por encomenda da Confederação Nacional da Indústria, atestou que para 87% dos brasileiros, é muito importante que o candidato seja honesto e não minta na campanha, como também verificou que para 84%, é muito importante que nunca tenha se envolvido em casos de corrupção.
Redação