Categorias: Política

Juiz institui Lei Seca em três municípios

PUBLICIDADE

Para evitar o maior acirramento na campanha eleitoral e até atos de violência entre correligionários, o juiz da 34ª Zona, Rúsio Lima de Melo, baixou uma portaria proibindo a venda de bebidas alcoólicas nos municípios de Juru, Tavares e Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, nas sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 8h até as 24h, de hoje até 7 de outubro, dia das eleições para prefeito e vereador. Os infratores podem ser detidos de três meses a um ano, além do pagamento de 10 a 20 dias-multa, por infração ao artigo 347 do Código Eleitoral.

Segundo o magistrado, já houve ocorrência de disparos de arma de fogo em meio à multidão, sem autoria conhecida. A proibição abrange bares, lanchonetes e restaurantes, permitindo-se a venda em supermercados e mercadinhos, desde que se trate de bebida quente e que não se permita o consumo no próprio local. Nos dias de segunda a quinta-feira, a venda poderá ocorrer normalmente.

“A bebida alcoólica é o gatilho de todos esses acontecimentos, por despertar no usuário a euforia típica do momento eleitoral atualmente vivido”, assevera o juiz na portaria. Ele acrescenta que várias denúncias chegaram à Justiça Eleitoral sobre a “ocorrência de algazarras, provocações diversas, buzinaços, malabarismos em motocicletas, uso abusivo de instrumentos sonoros, além de diversas infrações de trânsito ocorridas nos últimos dias, envolvendo pessoas participantes de atos de propaganda eleitoral, precisamente, carreatas e passeatas, nas cidades de Tavares, Juru e Princesa Isabel”.

Rúsio Lima ressaltou, ainda, que foram infrutíferas as reuniões da Justiça Eleitoral com as agremiações, no intuito de manter a boa ordem e o respeito durante a campanha. Na portaria, ele destaca que “pessoas estão dirigindo veículos com claros sinais de embriaguez, causando risco tanto à própria integridade física quanto à de terceiros”. Ele já notificou as polícias Militar e Civil, o Ministério Público, partidos e coligações que concorrem ao pleito nos três municípios paraibanos.


Jornal da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta e Lula se reúnem e selam parceria para aprovar pacote de Haddad; paraibano deve liderar articulações na Câmara

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…

28 de novembro de 2024

DNIT anuncia bloqueio temporário na BR-230 para remanejamento de rede elétrica neste domingo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…

28 de novembro de 2024

Reforma administrativa: Vereador do PP coloca nome à disposição para pasta da Segurança em JP: “Tenho capacidade”

O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…

28 de novembro de 2024

Projeto de Veneziano aumenta tempo de banimento de torcedores violentos

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…

28 de novembro de 2024

Menor preço do litro da gasolina chega a R$ 5,73 em João Pessoa

O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…

28 de novembro de 2024

Fique em Dia: campanha da Cagepa encerra neste sábado (30) e contabiliza mais de 55 mil negociações

Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…

28 de novembro de 2024