A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Justiça Eleitoral libera divulgação e valida pesquisa para disputa da Prefeitura de Cacimba de Dentro

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB) liberou a divulgação de pesquisa eleitoral (registrada em 26/07/2024: Protocolo PB – 00026/2024 – TSE – TRE) que afere a disputa pela Prefeitura de Cacimba de Dentro. A divulgação dos dados havia sido temporariamente suspensa devido a questões formais relacionadas ao grau de instrução dos entrevistados. A decisão inicial, que impedia a publicação dos resultados, foi rapidamente revista e a liberação ocorreu sem que houvesse qualquer proibição por parte do TRE/PB.

O relator do caso, Dr. Bruno Teixeira de Paiva, em decisão liminar, esclareceu que a pendência no questionário quanto à alfabetização dos entrevistados não compromete o resultado da pesquisa. Ele ressaltou que esta prática é comum e aceita entre institutos de pesquisa renomados e que a metodologia adotada pela DataVox está alinhada com a lei que disciplina a matéria.

A suspensão temporária da divulgação foi motivada por uma ação do Partido Republicano Brasileiro, que hoje terá o candidato de oposição em Cacimba de Dentro. Ele alegou erros no questionário quanto ao grau de instrução dos entrevistados. No entanto, o TRE/PB concluiu que as divergências eram mínimas e não justificavam a proibição da divulgação dos dados, pois os resultados da pesquisa não eram atingidos.

Esta rápida resolução do impasse reforça a transparência e a seriedade do processo eleitoral, assegurando que a população tenha acesso a informações relevantes para a tomada de decisões conscientes nas urnas. A decisão também serve para esclarecer mal-entendidos promovidos pelos representantes do partido que pediu a suspensão, uma vez que os mesmos haviam produzido um vídeo alegando que a justiça estava sendo feita ao impedir a divulgação de uma pesquisa “falsa”, o que claramente não foi o caso.

Bruno Agra – Estatístico

“Os resultados da pesquisa que refletem as intenções de voto da população de Cacimba de Dentro poderão, agora, ser acessíveis ao público, garantindo que as informações circulem livremente, um direito fundamental em qualquer democracia”, afirmou o estatístico Bruno Agra.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe