A Paraíba o tempo todo  |

Justiça Eleitoral marca data de retotalização de votos de vereadores de CG; conheça possíveis substitutos do cassados

Após publicação do acórdão, com a decisão sobre o processo de cassação dos mandatos de quatro vereadores de Campina Grande, o Tribunal Regional Eleitoral expediu um ofício à 16ª Zona Eleitoral para que seja efetuada a recontagem dos votos, excluindo os sufrágios obtidos pelos partidos DEM e Pros no pleito de 2020, para vereador.
Tiveram os mandatos cassados pelo TRE-PB, sob acusação de fraude na cota de gênero, os vereadores Dinho Papaléguas (hoje no PSDB), Waldeny Santana (hoje no União Brasil), Carol Gomes (Pros) e Rui da Ceasa (Pros) são os cassados.

Após a comunicação do TRE, o juiz Antônio Reginaldo Nunes, titular da 16ª Zona Eleitoral, marcou para as 10 horas do dia 24 deste mês a data para a realização da retotalização dos votos.

Nos lugares dos cassados, deverão assumir Bruno Faustino (PTB), Napoleão Maracajá (Rede), Márcio Melo (PSD) e Doutora Carla (PSC). Márcio Melo e Napoleão Maracajá já foram vereadores em Campina, e devem voltar a Casa após a recontagem dos votos. Márcio Melo é primo do ex prefeito e atual deputado federal Romero Rodrigues. Dos quatro, apenas Márcio é da base do prefeito Bruno Cunha Lima, enquanto os demais pertencem a oposição.
A cassação ocorreu porque a Justiça Eleitoral entendeu que os dois partidos colocaram candidaturas laranjas para fraudar à cota de gênero.

 

O advogado eleitoral José Fernandes Mariz explicou que o processo consiste na subtração dos votos conferidos aos partidos dos vereadores cassados. “Por derivação, todos os candidatos do partido terão seus votos anulados”, disse. Após a anulação, haverá uma recontagem.

Os vereadores cassados foram Dinho Papaléguas e Waldeny Santana, do União Brasil, e Carol Gomes e Rui da Ceasa, eleitos pelo PROS. A decisão foi feita no dia 6 de novembro, após um julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE).

Os cálculos apontam que devem assumir os mandatos Bruno Faustino e Doutora Carla, substituindo Dinho e Waldeny; e Márcio Melo e Napoleão Maracajá, em substituição a Carol Gomes e Rui da Ceasa.

SL
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe