Justiça Eleitoral marca data de retotalização de votos de vereadores de CG; conheça possíveis substitutos do cassados

PUBLICIDADE

Após publicação do acórdão, com a decisão sobre o processo de cassação dos mandatos de quatro vereadores de Campina Grande, o Tribunal Regional Eleitoral expediu um ofício à 16ª Zona Eleitoral para que seja efetuada a recontagem dos votos, excluindo os sufrágios obtidos pelos partidos DEM e Pros no pleito de 2020, para vereador.
Tiveram os mandatos cassados pelo TRE-PB, sob acusação de fraude na cota de gênero, os vereadores Dinho Papaléguas (hoje no PSDB), Waldeny Santana (hoje no União Brasil), Carol Gomes (Pros) e Rui da Ceasa (Pros) são os cassados.

Após a comunicação do TRE, o juiz Antônio Reginaldo Nunes, titular da 16ª Zona Eleitoral, marcou para as 10 horas do dia 24 deste mês a data para a realização da retotalização dos votos.

Nos lugares dos cassados, deverão assumir Bruno Faustino (PTB), Napoleão Maracajá (Rede), Márcio Melo (PSD) e Doutora Carla (PSC). Márcio Melo e Napoleão Maracajá já foram vereadores em Campina, e devem voltar a Casa após a recontagem dos votos. Márcio Melo é primo do ex prefeito e atual deputado federal Romero Rodrigues. Dos quatro, apenas Márcio é da base do prefeito Bruno Cunha Lima, enquanto os demais pertencem a oposição.
A cassação ocorreu porque a Justiça Eleitoral entendeu que os dois partidos colocaram candidaturas laranjas para fraudar à cota de gênero.

 

O advogado eleitoral José Fernandes Mariz explicou que o processo consiste na subtração dos votos conferidos aos partidos dos vereadores cassados. “Por derivação, todos os candidatos do partido terão seus votos anulados”, disse. Após a anulação, haverá uma recontagem.

Os vereadores cassados foram Dinho Papaléguas e Waldeny Santana, do União Brasil, e Carol Gomes e Rui da Ceasa, eleitos pelo PROS. A decisão foi feita no dia 6 de novembro, após um julgamento no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE).

Os cálculos apontam que devem assumir os mandatos Bruno Faustino e Doutora Carla, substituindo Dinho e Waldeny; e Márcio Melo e Napoleão Maracajá, em substituição a Carol Gomes e Rui da Ceasa.

SL
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

Campina Grande e João Pessoa estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024