FESTA NO TERREIRO: processo contra prefeito de São Mamede volta para justiça estadual; entenda

PUBLICIDADE

O desdobramento da “Operação Festa no Terreiro” trouxe uma reviravolta no caso do prefeito afastado de São Mamede, Dr. Jefferson, agora sob o escrutínio da Justiça Estadual. A decisão de transferir o processo do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) para o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) foi tomada pela Justiça Federal, que, ao analisar o caso, não identificou indícios de malversação de recursos federais.

O advogado de Dr. Jefferson, Alexandre Nunes, esclareceu os motivos por trás da devolução do processo à esfera estadual. Segundo Nunes, “a Justiça Federal devolveu para o Tribunal de Justiça da Paraíba, uma vez que não viu nenhum indício de malversação de recursos federais no caso.”

A decisão da Justiça Federal destaca que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), a fiscalização sobre a regular aplicação de recursos é uma responsabilidade dos órgãos de controle estaduais ou municipais. A análise conclui pela inexistência de interesse jurídico da União, suas autarquias ou empresas públicas, dado que a “Operação Festa no Terreiro” não apresenta, pelo menos até o momento, indícios de desvio ou malversação de recursos federais nos fatos investigados.

A “Operação Festa no Terreiro” teve como propósito desmantelar um esquema de direcionamento de licitações, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Na ocasião da prisão, a Polícia Federal determinou o afastamento de dois servidores de seus cargos públicos e o sequestro de bens no valor de R$ 5.187.359,94.

Os crimes investigados durante a operação abrangem a frustração do caráter competitivo de licitação, violação de sigilo em licitação, afastamento de licitante, fraude em licitação ou contrato, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, além de lavagem de dinheiro.

Mesmo após ter obtido liberação da prisão em 26 de agosto, Dr. Jefferson permanece afastado do cargo de prefeito. O vice-prefeito Chaguinha Filho (União Brasil) assumiu interinamente o comando de São Mamede durante esse período.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024