A juíza da 1ª Zona Eleitoral, Cláudia Evangelina Chianca Ferreira de França determinou, nesta sexta-feira (13), que o ex-governador e candidato a prefeito, Ricardo Coutinho (PSB), exclua imediatamente, de todas as suas propagandas eleitorais as acusações onde acusa o Gaeco de manipular áudios de delações da Operação Calvário, sob pena de multa que varia entre R$ 5 mil a R$ 50 mil.
No dia 03 de novembro, o guia eleitoral de Coutinho exibiu um vídeo que indica uma suposta fraude no processo de investigação que culminou na Operação.
O processo foi instaurado pelo também candidato Ruy Carneiro e a Coligação “A Cidade No Ritmo Certo”. Na denúncia, a coligação alega que a peça “tenta manipular o eleitor pessoense, alimentando, assim, verdadeira fake news, que inclusive utiliza também das mídias sociais para reforçar a veiculação da mesma propaganda inverídica e ilegal”.
Na decisão, a juíza alega que “os cidadãos/eleitores decerto necessitam da apresentação de propostas e de boas práticas relativas a uma campanha eleitoral digna, honrada, livre de acusações e/ou da alusão a fatos que somente trarão prejuízos a todos os integrantes do processo eleitoral, sobretudo aos próprios eleitores”.
Veja a decisão na íntegra:
Redação