Estreito laço político entre vereador e ‘mão de ferro’ de sindicato deixa categoria sem legitimidade
Os laços políticos envolvendo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de João Pessoa (SINTEM) o professor Daniel de Assis e o vereador de João Pessoa Benilton Lucena (PT) vêm prejudicando uma categoria bastante sacrificada em toda Capital paraibana.
Tudo porque o presidente do sindicato da categoria acumula além da função de dirigente sindical o status de chefe de gabinete do vereador petista na Casa de Napoleão Laureano. Algo absolutamente normal se interesses de diversos profissionais não fossem deixados de lado, ante a cumplicidade e a sintonia entre o parlamentar e Daniel que comanda o sindicato com mão de ferro, pois poucos professores e profissionais tem a capacidade de se insurgir perante o poder centralizador dos dois mandatários.
Com mais de quinze anos a frente da instituição a ‘dobradinha’ Benilton-Daniel rendeu dois mandatos consecutivos ao vereador do PT, além de forte prestígio e influência na gestão municipal.
Algo absolutamente natural se os interesses dos profissionais não fossem deixados de lado causas como o pagamento do piso dos professores por parte da gestão municipal, a carga horária de trinta horas para os profissionais, algo cobrado em todo o país.
A ligação de Benilton com Daniel é tamanha que , em todas as Assembléias da categoria, o petista está presente. Outro ponto questionado pela categoria, que não é questionado pela dupla é a valorização profissional do professor (condições de trabalho e gratificações salariais).
Um vereador com mandato na Câmara Municipal chegou a lembrar de alguns posicionamentos de Benilton no parlamento mirim.
“Ele elogiava a SP Alimentação em meio a todos os escândalos da terceirização”, pontuou o vereador que pediu anonimato.
Outro ponto levantado pelo parlamentar diz respeito à melhoria da qualidade de vida dos dois amigos.
É válido lembrar que em tempo de descrença na atividade política, onde muitas traições e incoerências são constadas, a realidade é bem diferente quando falamos da amizade e da sintonia entre o vereador Benilton Lucena e o professor Daniel de Assis.
Henrique Lima
PB Agora