Categorias: Política

Lagoa: MPF convoca ex-secretário de Cartaxo a depor

PUBLICIDADE

As próximas oitivas do inquérito civil público que investiga desvio de, aproximadamente, R$ 10 milhões de reais nas obras de revitalização do Parque Solon de Lucena (Lagoa), executadas na gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), estão agendadas para os dias 15 e 16 de agosto. Desta vez, o procurador da República Yordan Delgado, responsável pelo inquérito, convocou o ex-secretário de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Rômulo Polari, e um engenheiro da empresa Compecc, responsável pela obra.

Até o momento, já foram ouvidos empresários e engenheiros da empresa, que executou o desassoreamento e extração das 200 mil toneladas de lixo publicizadas pela gestão da Prefeitura de João Pessoa.

São muitas as divergências de informações em apenas dois depoimentos, se confrontadas com o relatório da Controladoria Geral da União (CGU). E tais divergências não são favoráveis para a credibilidade e transparência da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) quanto à obra de revitalização do Parque Solon de Lucena (Lagoa). Ao menos foi isso que o procurador da República do Ministério Público Federal (MPF) Yordan Delgado, durante coletiva de imprensa, expôs, ocorrida em 26 de maio.

Yordan explicou que desde que o inquérito civil, que investiga crime de improbidade administrativa que teria sido praticado pela gestão da PMJP nesta obra, foram analisadas as irregularidades apontadas pela CGU e até o momento, foram realizadas três oitivas de empresários e engenheiros das empresas responsáveis pela obra.

Uma das divergências, constatadas nos depoimentos do empresário Eduardo Ribeiro Victor e do engenheiro Glauco Cavalcanti, ambos da Compecc, empresa responsável pelo desassoreamento e anel sanitário da Lagoa, é a lista de veículos utilizados no transporte das 200 mil toneladas de resíduos retiradas do Parque.

Para a equipe de fiscalização da CGU, os responsáveis da empresa Compecc afirmaram que foram usados 110 veículos neste processo, sendo eles caminhões com capacidade 6 metros cúbicos. Destes 110 veículos, 36 placas estariam irregulares, por se tratarem de informações de carros de passeio e motocicletas. Informação ratificada pela própria PMJP, em resposta à auditoria.

Já na oitiva do MPF, a empresa relatou que foram utilizados 45 caminhões de 16 metros cúbicos de sua frota e mais 13 caminhões de 12 metros cúbicos terceirizados. Além da redução da frota, a terceirização não foi informada à CGU e com relação às placas irregulares, a justificativa foi de que houve erro de digitação por parte do fiscal da Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa.

“Inclusive, a empresa ficou de trazer a relação das placas de todos os veículos utilizados, tanto os da empresa quanto os terceirizados, mas ainda não nos foi entregue esta relação”, acrescentou.

Outra inconsistência destes depoimentos foi sobre a quantidade de resíduos retirados da Lagoa. A empresa confirma que foram retiradas 200 mil toneladas, mas, de acordo com o procurador, ela admite que o montante retirado e transportado até o aterro sanitário não foi pesado em sua totalidade.

“Os responsáveis pela empresa nos informaram que se deixou de fazer a pesagem de todo o material e que só foi feita no início. Eles explicaram que se fizessem a pesagem todos os dias, poderia prejudicar o andamento da obra. Se se queria transparência no processo, a pesagem seria uma forma eficaz de se provar. Portanto, nós vamos verificar até foi feita a utilização da balança e os motivos para não usá-la”, declarou.



Redação com Paraibajá

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Secitec, UFPB, Amidi, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, IA e Desinformação, neste sábado

Especialistas, professores, pesquisadores, estudantes, empresários e produtores de conteúdo se reúnem neste sábado (30), em…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Operação ‘Family First’ da Polícia Federal investiga fraude em licitações de concursos públicos na Paraíba

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação "Family First" na Paraíba,…

28 de novembro de 2024

Vereadores se unem para destronar Dinho Dowsley e aderem a João Almeida na disputa pela presidência da CMJP

Sete vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa formalizaram nesta quinta-feira (28) uma aliança para…

28 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024