Da Tribuna da Câmara Leonardo Gadelha fala de oportunidades de crescimento para a Paraíba
O deputado federal paraibano Leonardo Gadelha (PSC) ocupou na manhã desta sexta-feira a tribuna da Câmara dos Deputados pela primeira vez e fez um balanço do momento econômico e social da Paraíba. Leonardo destacou a conhecida qualidade da representação política do estado no Congresso e garantiu que este é mais um incentivo para desempenhar bem a função que lhe foi confiada.
Gadelha fez um balanço detalhado do cenário atual do estado que vive uma importante transformação. “Nossa população economicamente ativa ultrapassou o numero de crianças, jovens e aposentados. Esse momento precisa ser encarado como uma oportunidade”. Leonardo destacou a melhoria nos números de crianças na escola, o ingresso de jovens em universidades e também o perfil empreendedor do povo paraibano.
“A Paraíba é celeiro de intelectuais, nossa gente é brava por natureza. Temos grande potencial, mas nos falta definir uma vocação, um foco”. Leonardo lembra que desde o fim da era do algodão na Paraíba, quando o estado sucumbiu à praga do bicudo, o estado não apresenta uma produção de destaque nacional. “Precisamos discutir nosso perfil, encontrar uma vocação e garantir incentivo para que essa escolha se fortaleça e prospere”.
O parlamentar citou o polo tecnológico de Campina Grande, os potenciais turísticos do estado e a possibilidade de transformar a Paraíba em um prestador de serviços altamente qualificado. “Não se trata de relegar a segundo plano nossas indústrias e outros setores importantes da economia, mas precisamos nos unir em torno de uma estratégia”.
De acordo com Leonardo, a Paraíba poderia se tornar um Centro Médico Regional, um Centro Universitário de referência ou um polo de atração turística. “O quadro está diante dos nossos olhos, falta alguém que ligue os pontos e é claro que esta tarefa passa pelo poder público, notadamente o poder executivo local”.
Porém, Gadelha salienta que essa responsabilidade não é exclusiva do executivo. “Se todos os envolvidos, os diversos poderes públicos e a sociedade civil, não participarem de forma ativa desse processo, não chegaremos a lugar nenhum. Temos uma localização geográfica privilegiada, um povo empreendedor por natureza e vivemos uma conjuntura favorável. A Paraíba está pronta para viver essa nova realidade e dar um grande salto qualitativo rumo ao desenvolvimento”.
Leonardo finalizou o discurso comparando a Paraíba à Bélgica que apesar da pequena população responde por 2% do comércio mundial. “A Paraíba tem direito aos mesmos sonhos. É obrigação dos poderes constituídos dar vazão a eles. Penso em nosso estado com um pujante polo de serviços. Penso nos paraibanos como os grandes facilitadores da região. Resta saber que mais está disposto a ligar os pontos
Assessoria