A Paraíba o tempo todo  |

Leonardo Gadelha cobra investimentos no porto de Cabedelo

O deputado federal paraibano Leonardo Gadelha (PSC) ocupou a tribuna da Câmarados Deputados na tarde desta segunda-feira para cobrar investimentos no portode Cabedelo. O parlamentar foi enfático ao afirmar que “ou se toma uma atitude já, ou a Paraíba perde o barco da história”.

 

Leonardo apresentou números que mostram que a Paraíba exportou pouco mais de 217 milhõesde reais em 2010. “No mesmo período, Pernambuco exportou cerca de US$ 1,1bilhão e o Ceará enviou ao exterior cerca de US$ 1,3 bilhão em produtos”.

 

De acordo com o deputado, a escolha de Ceará e Pernambuco como termo de comparaçãonão foi aleatória. “Ambos contam com pelo menos dois grandes portos e sedestacam pelos colossos de Pecém e Suape. Mais do que uma consequência doprocesso de desenvolvimento, um bom porto é um dos vetores que catalisam esseprocesso”.

 

A baixa demanda do porto de Cabedelo nos últimos gerou o baixo investimento noterminal e acabou por fortalecer portos vizinhos. O resultado é um porto menoscompetitivo e cada vez mais obsoleto. “Não se investe porque não há demanda,mas não haverá demanda até que cheguem os investimentos. Precisamos inverteressa lógica”.

 

Para Leonardo, é imperativo que se faça o derrocamento de uma grande pedralocalizada no centro do canal de aproximação. “Mesmo com a benevolência daCapitania dos Portos local, a aproximação de navios que hoje são consideradosde porte mediano, é inviável em momentos em que a distância entre a superfíciee o piso é de menos de oito metros”.

 

Leonardo concluiu reafirmando a necessidade do derrocamento do canal para que hajamovimentação no porto. “Precisamos de mais recursos para este fim e temoscerteza de que não estamos pedindo muito. Aliás, vamos pedir mais. Uma vezminorado o problema do calado, será a hora de investir em terra”.

 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe