Um levantamento realizado pelo jornal Estadão revelou como os deputados federais da Paraíba pretendem votar no projeto que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília. Dos 12 parlamentares paraibanos, sete responderam à pesquisa.
O único deputado paraibano a se manifestar claramente favorável à anistia foi Cabo Gilberto Silva (PL). Além de apoiar a medida, ele defende a redução de penas e a inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro na anistia.
Os parlamentares Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT), Mersinho Lucena (PP) e Murilo Galdino (Republicanos) declararam-se contrários à proposta. No entanto, Murilo Galdino ponderou que poderia apoiar uma eventual redução de penas para os envolvidos.
Quatro deputados preferiram não se posicionar na pesquisa:
- Aguinaldo Ribeiro (PP)
- Damião Feliciano (União Brasil)
- Hugo Motta (Republicanos)
- Ruy Carneiro (Podemos)
Além disso, Romero Rodrigues (Podemos), Wellington Roberto (PL) e Wilson Santiago (Republicanos) não deram retorno ao contato do jornal.
O projeto de anistia, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), busca conceder perdão judicial ou reduzir penas para pessoas presas ou denunciadas pelos atos de 8 de janeiro. A proposta também sugere que a anistia se estenda ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a outras 33 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Confira a íntegra da matéria no link: https://www.estadao.com.br/politica/anistia-tem-aval-de-pelo-menos-um-terco-da-camara-mas-apoio-cai-ao-incluir-bolsonaro/
PB Agora