O deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra (PSB) comentou sobre a redução de repasses do Governo Federal para os estados e destacou que esse pode ser um dos motivos para piora na saúde, educação e principalmente segurança, não só na Paraíba, mas também nos demais estados do Brasil. Para ele, o crime cresce em todo país e uma solução seria o aumento dos recursos para investimentos e alfinetou ainda a oposição.
Hervázio salientou que a ação dos criminosos tem se intensificado e o clima de insegurança, mas o motivo não pode ser incopetência de todos os governadores, já que o problema é nacional e culpou o Pacto Federativo que aumenta as responsabilidades, mas não os recursos.
"A ação dos criminosos é a mesma no país inteiro. O clima de violência se alastra. Será que há incompetência de todos os governadores? algo está errado e é o modelo de repasse de recursos. Com o Pacto Federativo, se aumentou as responsabilidades, mas no entanto, os recursos ficam com o Governo Federal, 75%. Dia a dia, os estados vão se fragilizando na saúde, educação, segurança pública. O que carece? União de forças. Ao invés de pedir intervenção da Força Nacional, mas trazer mais recursos para o Governador Ricardo Coutinho (PSB) para que ele tenha condições de prestar um melhor serviço e segurança à população", destacou o socialista.
O parlamentar avisou que o Governador, o secretário de segurança e o comandante da polícia militar conhecem muito bem o problema, o que falta, é a oposição dizer a opinião pública que reconhece o que tem sido feito, e que é sempre necessário, cada vez mais, agilidade nas ações.
"A oposição precisa reconhecer que temos os dois lados da moeda. Reconhecer as respostas rápidas que quase sempre, de forma imediata, tem prendido acusados e evitado crimes. Eles vão na tribuna falar de um crime, mas esquecem de falar no outro dia, que os acusados foram presos. Ninguém falou da rapidez na apreensão do acusado de roubar celulares numa escola em João Pessoa. O problema da segurança pública não é só da Paraíba, mas de todo o país. Temos que ter uma ação mais rápida e eficaz, para isso é necessário recursos para todos os estados", asseverou o líder do governo na Casa de Epitácio Pessoa.
Vanessa de Melo com informações de Henrique Lima
PB Agora