A disputa pela vaga de Conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Paraíba segue gerando movimentações políticas intensas. Após um recado direto do presidente do TCE, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Chico Mendes (PSB), reagiu afirmando que a prerrogativa de indicar o nome para o cargo é do poder legislativo.
Em entrevista nesta sexta-feira (20), Chico Mendes deixou claro que, apesar das especulações, a escolha da Assembleia Legislativa é soberana nesse processo.
“Todos os conselheiros que estão no tribunal, que foram indicados pela Assembleia, têm dado o conta do recado e está aí os exemplos que estão atuando como conselheiros. Essa é a prerrogativa nossa, da Assembleia, Adriano Galdino é o coordenador desse processo e eu não posso imaginar que alguém seja condenado sem sequer ser avaliado. O deputado Tião Gomes será avaliado com todo o critério e cuidado, tamanho é a história dele na Paraíba, uma trajetória de dez mandatos que Tião tem de serviços prestados a Paraíba e aos paraibanos. Então, eu acho que Tião vai ser visto pela Assembleia nesse processo, por esse prisma, e com toda certeza traz respeitando os critérios da lei e do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba”, disse
Questionado se apoiará Tião, Mendes confirmou que apoiará tanto Tião quanto qualquer nome que seja indicado e preencha os requesitos.
“Olha, eu estou dizendo que Tião será, por minha e por toda a Assembleia, Tião ou qualquer outro nome que seja indicado, tratado em um julgamento justo. Se ele é candidato, está obviamente apresentando seu nome, o nome dele será obviamente com carinho observado principalmente pela base”
O deputado, que é um dos principais aliados do governo, reforçou que o nome de Tião Gomes é visto como o favorito para a vaga, destacando o cuidado com o qual o processo será conduzido. A posição de Chico Mendes, que também é responsável por articular a base governista, tem grande peso na definição do nome que será indicado para o cargo, mas a disputa ainda está longe de ser resolvida.
A indicação para o TCE gerou polêmica nos últimos dias, principalmente após o presidente do Tribunal, Nominando Diniz, dar sinais de que o processo poderia ser mais amplo e envolver uma análise mais detalhada de todos os nomes cogitados. A decisão final, no entanto, dependerá da Assembleia Legislativa, conforme destaca o líder do governo.
PB Agora