Categorias: Política

Lira parabeniza paraibano, de Catolé, Herman Benjamim que será membro efetivo do TSE

PUBLICIDADE

 A partir desta terça-feira (27), Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, terá mais um representante ocupando cargo de destaque no cenário nacional. Trata-se do paraibano Herman Benjamin, que toma posse às 19h desta terça-feira (26) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como paraibano, também nascido no Sertão, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) parabenizou Herman Benjamin por sua posse como membro efetivo do TSE e desejou sucesso ao ministro na nova missão. Lira disse que a Paraíba está orgulhosa em ter mais um filho ilustre brilhando no cenário nacional.

O senador disse que acredita plenamente que Herman Benjamim desempenhará com muita competência a nova missão no TSE, dando grande contribuição para o trabalho da Corte. Concordando com o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, o parlamentar paraibano enfatizou que o novo ministro irá agregar valor à Corte Eleitoral, como já fez na condição de membro substituto.

Raimundo Lira observou que o ministro Herman Benjamin é um experimentado juiz e uma pessoa com uma vasta experiência acadêmica e internacional, tendo uma visão multifacetada, plural e internacional.

Paraibanos de destaque – Raimundo Lira lembrou que a Paraíba sempre teve grandes homens ocupando posições de destaque no cenário nacional. Ele citou como exemplo o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, que assumiu a vaga de Ministro na Corte em dezembro do ano passado.

Além de Vital do Rego e Herman Benjamim, também integraram o seleto grupo de paraibanos, José Américo, que foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União em 1934; e Epitácio Pessoa, que além de Presidente da República, presidiu o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal – STF.

O ministro Herman Benjamin ocupará cadeira no TSE com mandato que prosseguirá até 2017. Ele vai assumir a vaga do ministro João Otávio de Noronha, que assumiu como ministro da Corte eleitoral em 2013. O novo ministro foi eleito em maio passado, pelo colegiado do STJ, para ocupar a vaga aberta com a renúncia do ministro Humberto Martins, que assumiu a corregedoria do Conselho de Justiça Federal (CJF).

O ministro Herman Benjamin compõe o Superior Tribunal de Justiça desde 6 de junho de 2006. Nascido na cidade de Catolé do Rocha (PB) em 13 de novembro de 1957, Benjamin se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e finalizou o mestrado pela University of Illinois College of Law, em 1987. Foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, promotor e procurador de Justiça.

O ministro atua também como professor universitário desde 1983. Em junho de 2014, o ministro Herman Benjamin ingressou no TSE como membro substituto.


Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024