A Paraíba o tempo todo  |

Luiz Couto denuncia perseguição a Lula e ao PT

 O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em pronunciamento no plenário reportagem publicada pelo site Brasil 247 em que o antropólogo John Comaroff, professor na Universidade Harvard, afirma que a Operação Lava-Jato viola a lei para criar “a presunção de culpa” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O Partido dos Trabalhadores, bem como o ex-presidente Lula, estão sendo perseguidos, acusados levianamente e tendo seus direitos violentados por terem levantado este país do pó, reorganizado a sociedade, a economia e fortalecido o estado democrático de direito. Motivos suficientes que incomodam os grandes empresários e a grande mídia”, disse.

 

De acordo com o parlamentar petista, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, o professor John Comaroff defendeu a substituição do juiz Sergio Moro para acabar com os questionamentos sobre sua isenção nas ações contra o petista, como a divulgação de gravações telefônicas e o grampo no escritório dos advogados de Lula, que ele classificou como “muito ilegal no mundo todo”.

 

O deputado Luiz Couto citou ainda outros trechos da entrevista do especialista. “Segundo Comaroff, ao vazar conversas privadas, mesmo que envolvam 20 pessoas, se Lula está entre elas, você sabe que é dele que a mídia falará. Isso é ‘lawfare’. Você manipula a lei e cria uma presunção de culpa. Ainda, o especialista afirmou que não se pode fingir que não se esperava que essas medidas contra Lula não teriam impacto. Isso demonstra uma ânsia em acusá-lo. Parece que Lula tem recebido um tratamento diferente nos aspectos legais na operação, disse o especialista”.

 

O Brasil após o golpe, acrescentou Luiz Couto, vive um Estado paralelo de violações graves contra o cidadão brasileiro. “Todas as vezes que vemos a polícia agir contra o MST e contra os movimentos sociais, lembramos que este tipo de intimidação é para atingir o projeto de governo que o PT implantou durante os 13 anos no Poder. Fortalecemos os movimentos sociais e agora estão tentando enfraquece-los para inviabilizar nosso partido. O mundo está vendo o que o Brasil está passando. Talvez, um dos piores momentos. Mas, os golpistas não contam com uma peça ainda mais forte e mais democrática, o despertar do povo brasileiro”, ressaltou.

 

“O sistema político pode até estar apodrecido, carcomido e corrompido, mas a esquerda brasileira e o campo democrático-popular estão sendo convocados a construir uma estratégia que não se limite às disputas eleitorais. Vamos às ruas, ocupá-las, resistir e lutar sempre”, finalizou o deputado Luiz Couto.

 


Redação com Assessoria

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe