O deputado federal Luiz Couto, do PT, reapareceu na cena política nesta quinta-feira (04) e não poupou críticas à classe política da Paraíba, acusando-a de tentar se apropriar indevidamente das realizações do ex-presidente Lula no estado. Couto destacou a oportunismo de muitos políticos que reivindicam créditos por obras e ações que, na verdade, foram realizadas pelo governo federal.
“Os governos precisam agora revelar o que fizeram para que as autoridades locais não aleguem que foram elas que destinaram os recursos. Muitos se apropriam do mérito de obras e ações, então é importante que isso seja esclarecido. Quero parabenizar o governo Lula por promover a Caravana Federativa, não apenas aqui na Paraíba, mas em todos os estados, para divulgar suas realizações e planos futuros”, afirmou o deputado.
As declarações foram concedidas à imprensa durante o I Congresso Paraibano de Municípios e a Feira de Oportunidades e Negócios (Confep), bem como a Caravana Federativa, realizados em João Pessoa. O evento, que se estende até amanhã, conta com a participação de representantes de 34 ministérios e é voltado para prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, secretários, servidores públicos, vereadores e políticos em geral.
A programação inclui uma série de atividades, incluindo reuniões da bancada federal paraibana, formada por 12 deputados federais e três senadores, juntamente com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na pauta, estão temas de interesse municipal no âmbito nacional, com destaque para a desoneração da folha de pagamento.
Além disso, está prevista uma plenária sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), abordando “Os Desafios e Perspectivas para efetivação da Proteção Social nos Municípios e a Construção da Política de Cuidados”, com representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, também terá espaço para compartilhar experiências exitosas na gestão municipal.
PB Agora