O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa amanhã (13) da convenção nacional do PT, em Brasília. No encontro, os petistas vão homologar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência da República e aprovar a aliança nacional com o PMDB, que indicou para vice o deputado Michel Temer (PMDB-SP). A expectativa dos petistas é que o evento se transforme em uma festa para cerca de 2 mil pessoas.
Antes da convenção, a pré-candidata defendeu a ampliação das alianças entre o PT e outros partidos. Também apelou para que os petistas se esforcem para aumentar o número de cadeiras na Câmara e no Senado. Em dez estados e no Distrito Federal, o PT lançará candidatos como cabeça de chapa, nos demais locais o partido fechou alianças.
Durante a convenção do PT, as mulheres serão homenageadas. No local do evento, no Setor de Clubes Sul, foram expostas imagens da pré-candidata e também as cores do PT – vermelho e branco.
O Partido da Reconstrução (PR), que anunciou que se coligará com o PT, ainda não definiu a data de sua convenção. Sem pretensões de se coligar com outras legendas, o Partido Progressista (PP) não deverá realizar convenção nacional, segundo os líderes da legenda.
Um dos partidos mais críticos em relação ao governo PT, o Democratas (DEM) marcou convenção para o dia 30. O objetivo é aprovar a aliança com o PSDB.
Antes, no dia 26, será a vez de o PPS promover sua convenção. Na sua convenção, o partido vai oficializar a coligação com o PSDB e o apoio à candidatura do ex-governador José Serra à Presidência da República. Por último, nos dias 17 e 18 de julho, o PTB, outro aliado dos tucanos, faz convenção para referendar o apoio.
Agência Brasil